O governador Tarcísio de Freitas assinou na última quinta-feira (2) o decreto estadual que estabelece a gratuidade em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano de São Paulo, neste domingo (5) e no próximo (12), para garantir o deslocamento dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos locais de prova e também o retorno para casa.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado de quinta-feira (2) e abrange todos os serviços de ônibus da EMTU nas regiões metropolitanas e de trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo. A gratuidade vale para todos os usuários dentro dos dias e horários determinados.

No transporte público metropolitano, a gratuidade será concedida entre 9h e 21h nos dois dias de provas, em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano.

Tanto neste domingo (5) como no dia 12, o Governo de São Paulo vai monitorar o fluxo de passageiros nos veículos da EMTU e no transporte sobre trilhos para avaliar a necessidade de reforço perto dos horários de início e encerramento das provas.

Na capital, a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU será coordenada com a liberação das viagens sem tarifa nos ônibus da SPTrans, também das 9h às 21h nos dois dias do Enem, conforme deliberação da Prefeitura de São Paulo.

Região

No Alto Tietê, também haverá gratuidade no transporte municipal nas cidades de Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba e Suzano e Ferraz de Vasconcelos, apenas para os inscritos que devem apresentar documento com foto e comprovante de inscrição. 

Haverá horários diferenciados nas cidades: 

Mogi das Cruzes – das 9 às 13 horas, e das 18 às 22 horas 

Poá – das 10 às 13 horas, e das 17 às 19 horas

Itaquá – duas horas antes e duas horas após a finalização da prova 

Suzano – das 11 às 13 horas, e das 17 às 19 horas

Ferraz – não foi especificado horário