A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, em parceria com as secretarias de Educação e de Agricultura e Abastecimento, vem realizando um mutirão para finalizar a implantação das hortas comunitárias nas escolas que participaram dos Jogos Escolares da Sustentabilidade. A iniciativa envolveu estudantes e unidades de ensino em atividades sobre diferentes temas ambientais no mês de julho, tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As escolas participantes também ganharam visitas no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo.

No mês de outubro, foram implantadas sete hortas comunitárias, totalizando 168 pessoas diretamente envolvidas e 680 estudantes beneficiados com os espaços de plantio. Já o Parque Municipal recebeu oito visitas, com um total de 403 participantes, entre escolas e alunos do Crescer. As duas ações contam com a participação de técnicos da Prefeitura e são oportunidades de trabalhar o conceito de educação ambiental entre os estudantes.

No caso das hortas comunitárias, os alunos recebem informações sobre o plantio das mudas e como cuidar de cada uma delas. Já a visita ao Parque Municipal inclui uma palestra e, em seguida, uma trilha na qual os estudantes podem conhecer o ecossistema da reserva. O parque é uma unidade de conservação e as visitas ocorrem sempre de forma monitorada. O local é um dos principais patrimônios naturais da cidade e possui um rico ecossistema preservado, sendo, por isso, um ótimo local para a realização de oficinas e palestras sobre o meio ambiente.

Jogos Escolares

Em sua segunda edição, que aconteceu em 2023, os Jogos Escolares da Sustentabilidade mobilizaram 12,8 mil estudantes de 47 escolas públicas e particulares inscritas. Foram plantadas 50 árvores (com a participação de 172 pessoas, entre estudantes, pais e funcionários das escolas) e coletadas 14.680 garrafas pet, além de 19 quilos de tampinhas. 

Além disso, neste ano os jogos inovaram com a criação do Projeto Repórter Ambiental, que recebeu 105 desenhos e 91 redações. Outra importante contribuição dos jogos foram 56 receitas elaboradas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) ou utilização integral dos alimentos. Durante o evento de encerramento, foram sorteadas 20 composteiras entre as escolas participantes.