A Prefeitura de Suzano, por meio da ação do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, garantiu a devolução de dez gambás-de-orelha-preta à natureza nesta quinta-feira (26/10) após serem resgatados e cuidados ao longo deste mês. Eles foram soltos num fragmento de Mata Atlântica na altura do km 64 da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), no bairro Residencial Nova América.

Os animais haviam sido resgatados entre os dias 1º e 5 de outubro, quando a equipe do GPA constatou que se tratavam de filhotes que haviam perdido a mãe. Todos eles foram  encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê, onde tiveram o acompanhamento necessário antes de serem soltos.

O registro relacionado ao histórico dos resgates, que também contou com a colaboração da Defesa Civil Municipal, aponta que parte dos casos foram solucionados mediante chamadas recebidas pelas equipes. Em uma dessas ações, os agentes se dirigiram à rua João Hugo Braz, no Jardim São Bernardino, para promover o resgate de sete filhotes de gambás que haviam perdido a mãe dias antes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, afirmou que a pasta garante o apoio necessário para que os animais possam receber os cuidados que precisam. “Buscamos manter um diálogo constante com as equipes da prefeitura que estão nas ruas e com o Cetras, a fim de manter o monitoramento sobre o estado de saúde dos animais e de que maneira podemos contribuir”, declarou Chiang.

Por sua vez, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pelo GPA. “Temos conseguido resgatar muitos animais em nossa cidade, permitindo que eles possam receber a assistência que precisam e que sejam devolvidos em boas condições para a natureza. Nossas equipes têm colaborado com a preservação da vida animal no município”, ressaltou o chefe da pasta.