Neste sábado (28/10), a partir das 10 horas, será promovida, na Vila Dignidade, a Festa da Primavera. O evento contará com o apoio do Instituto Júlio Simões e seu grupo Doutores Palhaços e visa celebrar a chegada da nova estação, alegrando o ambiente com linguagem circense, promovendo a troca de plantas entre os residentes e também presenteando as pessoas idosas com cartões. 

Além de divertida, a atividade da troca de plantas busca incentivar as pessoas idosas a cuidarem das áreas comuns da Vila Dignidade, da horta comunitária, dos jardins e também da área interna, que conta com um jardim de inverno. Já os cartões que serão entregues foram confeccionados por crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento Institucional ABRAC (Associação Beneficente de Renovação e Assistência a Criança) Venner. 

A unidade foi visitada pelo grupo Doutores Palhaços, que ficou responsável por levar aos idosos da Vila Dignidade os cartões confeccionados pelas crianças e adolescentes. A proposta é promover o encontro intergeracional, fortalecendo vínculos e proporcionando uma experiência positiva para a vida e para a memória das pessoas idosas. 

Inaugurada em 2015, a Vila Dignidade é um condomínio formado por 22 residências voltadas a pessoas idosas de baixa renda, porém independentes. Trata-se de um serviço de acolhimento na modalidade república, que busca ofertar dignidade e qualidade de vida para pessoas da terceira idade que não possuem imóvel próprio e tiveram os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Além da oferta da moradia, o serviço conta com acompanhamento social dos idosos residentes, com o objetivo de facilitar o acesso à rede de políticas públicas, reconstruir os vínculos familiares e comunitários, preservar as condições de autonomia e independência e estimular o alcance da autossustentação.

Atualmente, há 19 pessoas idosas residindo na Vila Dignidade. O equipamento recebeu neste ano sua primeira grande reforma desde que foi criada. Todas as casas passaram por melhorias, com investimento direto da Prefeitura, de pouco mais de R$400 mil. No ano passado, o equipamento foi reconhecido pela Fundación Pilares, uma organização social da Espanha, como exemplo de boas práticas em serviços públicos.

Cada casa da Vila Dignidade possui 44 metros quadrados de área construída, sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e espaço externo nos fundos para construção de jardim ou horta. Todas são equipadas com recursos de acessibilidade. Além das residências, a vila conta com jardim, horta e salão de festas.