A partir da próxima segunda-feira (23) haverá aumento nas tarifas de energia elétrica a serem aplicadas pela EDP, distribuidora de energia no Alto Tietê. Para os clientes residenciais o reajuste será de 7,16% na tarifa, e para as indústrias e clientes atendidos na alta tensão, como o poder público, ficará em 6,28%. A revisão tarifária foi aprovada na última terça-feira (17) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a distribuidora de energia, contribuíram para o aumento da tarifa “a elevação dos custos de transmissão e dos encargos setoriais, especialmente a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), contemplando novas atribuições para fazer frente aos custos com a crise hídrica de 2021 e aos custos com o subsídio da micro e mini geração distribuída. A parcela da receita que cabe à distribuidora contribuiu com apenas 0,17% para esse efeito”.

Na revisão tarifária, a agência reguladora estabelece os novos limites para os indicadores de qualidade – DEC (duração das interrupções) e FEC (frequência das interrupções). Segundo a EDP, seu desempenho tem melhorado progressivamente ao longo dos anos, como reflexo dos investimentos realizados.

Tarifa

 A tarifa de energia é composta por custos da geração, transmissão e distribuição de energia, além de encargos e tributos, ou seja, quando a conta chega, o consumidor paga pela compra da energia (custos das empresas geradoras), pelo transporte (custos das empresas de transmissão de energia), pela distribuição (parte que cabe à EDP) e pelos encargos setoriais e tributos.

Consumo

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Bruno Herbert, a adoção de medidas de eficiência energética deve ser uma alternativa para reduzir gastos: 
“Atentar para o uso racional apenas quando a tarifa é maior não é sustentável. Quando mudamos atitudes cotidianas, o consumo de energia reduz e diminui o valor da conta, ajudamos na preservação ambiental e ainda aumentamos o tempo de vida dos recursos não-renováveis”, destacou.