A noite da última quarta-feira (18) foi marcada pelo lançamento dos livros digitais "Relatos docentes de ações exitosas: aplicadas no ensino fundamental I" e "Relatos docentes de ações exitosas: aplicadas no ensino fundamental II", uma iniciativa da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped). As publicações apresentam atividades desenvolvidas a partir da formação oferecida para professores destas etapas de ensino. A ação foi realizada no Auditório do Cemforpe, no Mogilar. 

O evento contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Marilu Beranger, que destacou o objetivo das obras. “São publicações que compartilham os conhecimentos e experiências de nossos professores, por meio das boas práticas desenvolvidas nas escolas em que atuam. Esses livros serão referências para novos trabalhos na rede, destacando a formação e como ela é aplicada na prática da sala de aula ”.

Os livros digitais surgiram após uma formação continuada, realizada no ano passado, por meio de grupos de estudos junto aos técnicos pedagógicos do Deped, que representam cada disciplina. O título do ensino fundamental I traz propostas de professores especialistas das disciplinas de Arte e Educação Física. Já a obra do ensino fundamental II contempla ações de professores, que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ciclo II e no Cempre Benedito Ferreira Lopes (6º ao 9º ano).  

Após a formação, a adesão à publicação foi voluntária e aqueles que aderiram, tiveram seus trabalhos analisados por uma curadoria interna e externa, com base na escrita, na aplicação, na linha pedagógica da rede e da didática desenvolvida. “O mundo acadêmico, do qual fazemos parte, independente de nossa condição como docentes ou alunos, precisa estar sempre ancorado nos estudos, nas pesquisas, nas evoluções e nas descobertas”, declarou a diretora do Deped, Elisabete Jacques Urizzi Garcia. 

O lançamento também contou com a palestra sobre “Direitos Humanos e Educação: um diálogo necessário”, ministrada por Kátia Batista Medeiros, doutora em Educação, mestre em Semiótica e Tecnologias da Informação e Educação e pós-graduada em Educação Inclusiva, Gestão, Supervisão e Orientação Educacional.

“É sempre importante trazer à tona o real valor da educação enquanto direito humano, uma vez que é muito fácil as crianças terem o mesmo violado. Precisamos lembrar que a escola é, por excelência, um grande palco das diferenças, desta forma ela tem que ser palco de  inclusão, equidade, garantia de direitos e rompimentos de circuito e círculo de violência”, apontou a palestrante.