Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Logística, do projeto de Extensão Observatório de Preços Unipiaget, realizaram uma pesquisa em 14 estabelecimentos na cidade de Suzano para saber a média de preços dos brinquedos mais comprados no Dia das Crianças. Os estabelecimentos visitados ficam em seis bairros diferentes (Centro, Parque Suzano, Palmeiras, Miguel Badra, Jardim dos Ipês e Parque Santa Rosa), 

Foram selecionados 12 brinquedos, sendo 6 para cada gênero. As medições dos preços foram realizadas semanalmente durante o mês de setembro, com o objetivo de compreender a dinâmica utilizada no comércio da cidade no período que antecede a data comemorativa do Dia das Crianças. 

De acordo com os dados coletados, foi possível perceber que nas regiões pesquisadas, as variações de preços entre semanas ficaram entre 32% e 58%, um aumento entre a semana 1 e a semana 2 do mês de setembro em itens específicos (bola de futebol e carrinhos hot wheels), conforme demonstrado na tabela 1 e reduções de até 37% em outros itens (boneca baby alive e barbie) nas semanas 3 e 4 conforme demonstrado na tabela 2.


Tabela 1- Exemplo de variação para mais nos preços em um mesmo bairro durante a semana 1 e semana 2 de medições.

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Fonte: Observatório de Preços Unipiaget


Tabela 2- Exemplo de variação dos preços para o mesmo bairro comparando as duas primeiras semanas e as duas últimas. 

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Fonte: Observatório de Preços Unipiaget


Foi realizado um estudo comparativo entre os preços praticados nas regiões pesquisadas. Cabe salientar que em relação a alguns itens, a variação de preço no período de 4 semanas foi considerável. A bola de futebol, por exemplo, em uma das regiões monitoradas teve na terceira semana uma redução de quase 65% no seu preço, e na quarta semana um aumento de 100% no preço que havia sido reduzido na semana anterior. Ver Tabela 3.


Tabela 3 - Variação nos preços da bola de futebol em uma das regiões (Parque Suzano)

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Fonte: Observatório de preços Unipiaget


O patinete teve uma redução de 22% entre os preços praticados na primeira semana e na segunda semana (Parque Suzano), e este mesmo item apresentou reduções na terceira semana (4,8%) e na quarta semana (5,6%) no bairro de Palmeiras.

Na comparação de preços praticados nas localidades pesquisadas foi possível perceber que os preços praticados nos bairros estão mais baixos que os praticados na zona central da cidade relacionado com alguns itens pesquisados, em outros itens a zona central da cidade de Suzano apresenta preços mais convidativos.

Foi realizado um preço médio (utilizando o cálculo de média simples) dos itens pesquisados na zona central e em dois bairros afastados da zona central para identificar as possíveis variações dos preços médios praticados nestas regiões e efetuar um estudo comparativo que apresentou o seguinte resultado:

Dos 12 (doze) brinquedos pesquisados, em seis, a zona central da cidade de Suzano teve um preço mais atraente com destaque para as armas de brinquedo e as armaduras, que ficaram respectivamente 38,7% e 37,9% abaixo dos preços médios praticados nos bairros. Por outro lado, tivemos seis itens em que os bairros apresentaram preços mais atraentes que a zona central pesquisada, com destaque para o patinete que apresentou um preço médio de até 54% menor, sendo que outros itens não passaram de 13,27% como foi o caso do boneco marvel conforme tabela 3.


Tabela 4- Estudo comparativo dos preços médios praticados na zona central da cidade de Suzano e dois bairros afastados da zona central:

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Fonte: Observatório de preços Unipiaget


As variações de preços praticadas localmente (bairros) podem ser influenciadas por questões como: necessidade de giro de estoque, menor rotatividade de produtos, necessidade de caixa, ou estratégias para segurar os produtos (no caso da prática de preços mais altos) e venderem em situações de última hora, obtendo assim, um lucro maior, ou apenas pagando os custos sem prejuízo, dependendo da data de entrada do produto no estoque.

Já na zona central da cidade, devido ao grande número de possíveis clientes, os preços são definidos mediante estratégias adotadas pelos comerciantes, e isso não quer dizer que estes comerciantes não possam passar pelos mesmos desafios dos comerciantes de bairro, mesmo em datas comemorativas.


Dados Nacionais

O ano de 2023 promete ser um bom ano para as empresas fabricantes de brinquedos e os segmentos que compõem toda a cadeia de suprimentos do segmento. Neste ano a Feira Internacional de Brinquedos (ABRIN), maior evento do setor de brinquedos da América Latina, recebeu mais de 6 mil visitantes no seu primeiro dia de evento, um número recorde se comparado com as edições anteriores (VAREJO S.A., 2023).

Neste mesmo evento o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), Synésio Batista da Costa relatou que o Brasil voltou a registrar 22 mil nascimentos por dia em 2022 e que a expectativa é que a indústria fature cerca de R$ 9 bilhões neste ano, um crescimento de 7% em relação ao ano passado, e, ainda, uma década de resultados positivos do segmento.

As principais datas comemorativas como Dia das crianças e Natal continuam sendo as principais responsáveis pelas vendas de brinquedos. É mencionado que os avós estão hoje entre os principais consumidores, levando seus netos aos canais de vendas varejistas para que eles efetuem a escolha.

Seria importante salientar que, existe uma nova opção de compra que é o Brinquedo Livre, um Marketplace (shopping center virtual) exclusivo para compra, venda, e troca de brinquedos novos, seminovos, usados, colecionáveis e openbox (produtos “reembalados” ou ‘recertificados” que podem ter até 70% de desconto do valor original). Em seu artigo, Pedrosa (2023) menciona que o Brinquedo Livre espera crescer 185% em 2023 com a adesão entre 10 e 15 mil novos usuários cadastrados até dezembro 2023.

Uma das grandes apostas do setor está nos personagens que estão em alta na mídia com séries, filmes e desenhos. Alguns dos que ainda nem tem data de chegada prevista no Brasil, e, ainda assim, já promovem uma expectativa enorme de vendas com sua chegada. Isto é resultado das plataformas de Streaming que reúnem conteúdos antigos e novos aos seus usuários, e, também, pode ser atribuído aos influenciadores que em 2023 movimentarão cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo com suas transmissões ao vivo das grandes redes de varejo em colaboração (PEDROSA, 2023).

Referências:

Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedo (ABRINQ). Estatísticas brinquedos 2023. Disponível em: < http://www.abrinq.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Anu%C3%A1rio-Estat%C3%ADstico-Abrinq-2023.pdf> Acesso em: 12 set 2023.

Pedrosa, R. Do tradicional ao personagem da moda: setor de brinquedos deve faturar R$ 9 bi. Portal O Tempo, 2023. Disponível em: https://www.otempo.com.br/economia/do-tradicional-ao-personagem-da-moda-setor-de-brinquedos-deve-faturar-r-9-bi-1.2848392 Acesso em: 02 de out. 2023.

 Varejo S.A. Abrin 2023 traz dados de mercados e tendências de novos hábitos de consumo. Disponível em: < https://cndl.org.br/varejosa/abrin-2023-traz-dados-de-mercado-e-tendencias-de-novos-habitos-de-consumo/> Acesso em: 02 out. 2023.