O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu, na última segunda-feira (16), a cerimônia de formatura de alunos que finalizaram o módulo 4 do ano dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo órgão. Ao todo, foram 600 certificados entregues a pessoas que fizeram cursos nas áreas de gastronomia, beleza e costura, entre os meses de agosto e outubro deste ano. 

O presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Marcio Maldonado, participou da solenidade e parabenizou todos os formandos. “É um orgulho para nós, do Fundo Social, estar aqui hoje entregando esses certificados. Os cursos profissionalizantes são um dos pilares do trabalho que desenvolvemos, pois eles garantem novas oportunidades de vida e trabalho. Sabemos das dificuldades que muitos de vocês enfrentam para chegar até este momento, portanto parabenizo e agradeço a todos”, destacou. 

Os cursos foram promovidos na Escola de Empreendedorismo e Inovação, no Polo Regional da Vila Brasileira e também em bairros, pela modalidade de cursos descentralizados, que são realizados em parceria com entidades e instituições sociais cadastradas. Estes últimos são de suma importância, pois atendem diretamente pessoas que não têm condições, por exemplo, de arcar com custos de deslocamento. 

Pelo módulo 4, foram promovidos cursos de costura básica, moldes criativos, padaria artesanal, marmitas fit, confeitaria básica, manicure e pedicure, automaquiagem e skincare, tranças nagô, assistente de barbeiro, modelagem de roupas e acessórios, massas caseiras, design de sobrancelha e depilação, massagem relaxante, iniciação à colorimetria e corte moderno e escova. 

Com a conclusão do quarto módulo do ano, já são mais de 1,5 mil alunos capacitados em 2023 pelos cursos do Fundo Social. E já estão em andamento as aulas do quinto e último módulo do ano, que vai se estender até o mês de dezembro. A cerimônia também contou com a presença dos professores de cada curso, que foram aplaudidos e homenageados por todos os presentes. 

Os cursos profissionalizantes do Fundo Social são voltados a mogianos com 18 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social, que buscam novas oportunidades de trabalho e renda. Os insumos são 100% custeados pelo órgão, portanto a participação para os alunos é totalmente gratuita. 

Para auxiliar ainda mais os alunos, contemplando a etapa posterior à conclusão dos cursos, o Fundo Social criou neste ano a Feirinha Solidária, que já teve três edições, no saguão da Prefeitura. Nela, pessoas que se capacitaram ou se capacitam pelos cursos têm a oportunidade de expor e vender seus produtos. Além disso, os alunos e ex-alunos também vêm participando de outros eventos promovidos pelo Fundo Social, como a Copa Mogi de CrossFit, promovida em setembro deste ano e o Ritmo Rosa, que será nesta sexta-feira (20).