Alunos dos núcleos do Empodera Juventudes, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, começaram o ciclo de visitas a diferentes espaços da cidade. A atividade faz parte da programação do curso, realizado por meio do Crescer, que busca fortalecer o projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e formar cidadãos. Na última segunda-feira (09/10), a visita foi no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello. 

As visitas ao parque começaram na última semana, no dia 4 com os alunos de Sabaúna e Cezar de Souza. “O Empodera é um programa descentralizado que atende jovens de diferentes bairros da cidade, que muitas vezes não conhecem os espaços públicos em outros bairros. Atividades externas como estas ampliam os horizontes de nossos jovens e complementam a formação que eles estão recebendo no programa”, observou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes.

Esta primeira atividade faz parte do conteúdo do curso sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. O próximo espaço a ser visitado pelos estudantes será o Museu de Vivências Educacionais (MUVE), equipamento da Secretaria de Educação, localizado no Centro. As visitas serão de 24 a 27 de outubro. Pela programação, os alunos também receberão a visita de empresários, que falarão sobre o mercado de trabalho e irão até empresas da cidade e o Polo Digital, em Cezar de Souza.

Lançado em agosto de 2022, o Empodera Juventudes já preparou mais de 340 jovens mogianos, em 15 bairros da cidade. O curso está na terceira edição e atende bairros que ainda não haviam sido contemplados em edições anteriores, como  Biritiba-Ussu, Cocuera, Jardim Camila, Pindorama e Sabaúna e as outras turmas serão no Centro, Braz Cubas, Cezar de Souza, Vila Brasileira e Jundiapeba.

Além das visitas, os jovens contam com mentorias, desenvolvem projetos sociais e também recebem orientação profissional da equipe do Mogi Conecta Emprego para que aproveitem melhor as oportunidades de emprego que existem na cidade. Em quatro meses de curso, o programa aborda Formação Cidadã, Agenda 2030 e Competências Sócio Emocionais, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida.