Prometida para o último dia 15 pelo Governo do Estado com a realização de cirurgias previstas já para a data, a abertura do Hospital Regional, em Suzano, ainda não se deu de fato. Os procedimentos não aconteceram, conforme previsto e anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ontem, a pasta mudou o discurso e informou que foi aberta a agenda dos atendimentos ambulatoriais na unidade.

Segundo a secretaria, a “l Regional do Alto Tietê (HRAT) informa que o agendamento será feito pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross)”. A pasta destaca ainda que “os pacientes passarão por uma consulta e avaliação completa pela equipe médica para, posteriormente, serem encaminhados para o agendamento de procedimentos cirúrgicos”.

No último dia 12, quando o Mogi News/Dat questionou o governo do Estado sobre a abertura do Hospital regional, montado em uma estrutura pronta do complexo do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano, no bairro Vila Amorim, a Secretaria de Saúde respondeu “que a previsão é que as cirurgias começassem a ser realizadas na unidade a partir do dia 15 de setembro e que, até o final deste ano, a unidade passaria a contar com 189 leitos, sendo 179 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com a realização de cirurgias e exames, como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas.”.

A pasta estadual não informou qual o novo prazo para que as cirurgias comecem de fato no novo prédio nem quando as primeiras consultas de avaliação serão realizadas no local.

Novela

Em julho, após muito tempo de espera, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado (PL), afirmou que o hospital seria aberto naquele mês. Em seguida, durante visita à região, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o início das atividades seria em agosto.

Posteriormente o prazo foi estendido para setembro, mas na prática a unidade ainda não recebeu os pacientes de fato é o momento.