Além da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, neste mês a Secretaria Municipal de Saúde de Guararema também coordena ações de capacitação para identificação de alertas de sinais de violência de vulnerável.

Entre terça (26) e sexta-feira (28), os trabalhadores da Rede Municipal de Saúde e também da Santa Casa de Misericórdia recebem a capacitação “Rede de Proteção”, que fornece detalhes sobre violências sofridas por crianças, idosos e pessoas com deficiência.

“Em parceria com o médico legista Zeno Morrone estamos oferecendo esta capacitação, que também recebe servidores da Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Habitação, além do Conselho Tutelar, Apae, Instituições de Longa Permanência (asilos) e Escolas Estaduais e particulares. O objetivo é proteger a todos a partir da disseminação de informações sobre como identificar e agir, tanto no reconhecimento das situações como nas denúncias, quando necessário”, explica a secretária municipal de Saúde de Guararema, Adriana Martins.

Nos treinamentos, são compartilhadas informações sobre os crimes que muitas vezes ocorrem no ambiente familiar, de maneira silenciosa. “É por isso que precisamos estabelecer uma ‘Rede de Proteção’, para que os vulneráveis, principalmente as crianças, estejam protegidas em todos os espaços, seja em casa, na escola ou na rua”, completa a gestora municipal.

No Cine Guararema, os treinamentos foram realizados às 11 horas da terça (26) e da quarta (27), e novas turmas serão capacitadas nesta quinta (28), às 14 horas e 18 horas.