O Bom Prato de Jundiapeba completou na última terça-feira (26) um ano de atividades. Inaugurado em 26 de setembro de 2022, o equipamento já serviu nesses doze meses um total de 187.439 refeições, sendo 172.146 almoços para pessoas adultas, 15.439 almoços para crianças e 46.445 cafés da manhã. Para celebrar, foi preparado e servido um almoço especial, que contou com a presença do prefeito Caio Cunha e da vice-prefeita, Priscila Yamagami. 

O cardápio especial foi composto por arroz primavera, feijão, carne assada na manteiga de alho, batata salteada na salsa, salada de rúcula com tomate e bolo de abacaxi com creme. O Bom Prato de Jundiapeba serve diariamente 1.100 refeições, sendo 800 almoços e 300 cafés da manhã.

“A vinda da segunda unidade do Bom Prato para Mogi das Cruzes foi uma grande conquista, que conseguimos em tratativas com o Governo do Estado. A população de Jundiapeba precisava e merecia um restaurante popular como este, portanto é gratificante ver que um ano se passou e a unidade recebe todo dia grande público. Prova de que realmente foi uma ação assertiva”, destacou o prefeito.

Há 17 anos, Mogi das Cruzes já conta com uma primeira unidade do Bom Prato, na região central. Lá, são preparados diariamente 1.400 almoços, mais 500 cafés da manhã e 300 jantares. Do total de almoços, 300 são destinados ao Bom Prato Móvel, trazido ao município no último ano. Atualmente, a unidade móvel atende a região do Jardim Planalto de segunda a sexta-feira. O caminhão do tipo VUC (Veículo Urbano de Carga) estaciona diariamente na rua Guatambu, 187. 

Para a população geral, em todas as unidades o almoço e o jantar são servidos a R$ 1,00, enquanto o café da manhã sai por R$ 0,50. Isso é possível graças ao subsídio governamental fornecido por parte do Governo do Estado de São Paulo. Têm direito à refeição gratuita crianças com até seis anos de idade e pessoas em situação de rua - essas últimas devem procurar o Centro POP, para acesso ao cartão Bom Prato.  

Dentro da política da Assistência Social, o Bom Prato é uma importante ferramenta de combate à insegurança alimentar e nutricional. A Secretaria Municipal de Assistência Social possui outras ações, equipamentos e programas dentro dessa mesma diretriz, como a Cozinha Comunitária, na Vila Nova União, o programa Quitanda Social e o futuro Banco de Alimentos.

Criado em 28 de dezembro de 2000 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa Bom Prato tem por objetivo oferecer  refeições saudáveis e de alta qualidade para a população de baixa renda, a um preço acessível. A alimentação é balanceada, sempre composta por arroz, feijão, salada, legumes, uma proteína e sobremesa (geralmente uma fruta da época). 

Em Mogi das Cruzes, a gestão é compartilhada entre a Associação Mogiana de Ações para a Cidadania (AMAC) e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura e Abastecimento. 

Já o Bom Prato Móvel entrou em operação em março de 2022. Foi uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, buscando tornar o programa ainda mais acessível, em especial para comunidades que residem em locais afastados de unidades fixas. A definição das regiões atendidas também leva em consideração critérios como densidade populacional e vulnerabilidade social. 

O almoço em comemoração ao aniversário de um ano do Bom Prato de Jundiapeba contou também com a participação do chefe de Gabinete, Gabriel Bastianelli e da secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, além da equipe que trabalha na unidade.