Em meio a movimentação para a audiência que discutiu a concessão e instalação do pedágio na rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), como também na Mogi-Dutra, realizada ontem (18) na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), em São Paulo, a Secretaria de Parceria em Investimentos (SPI) declarou que a exploração do Lote de Rodovias do Litoral Paulista visa implantar soluções para problemas de segurança no trecho da serra. A substituição da estrada não é viável, informou o DER à reportagem.

 
Dentre as melhorias apresentadas para a Mogi-Bertioga, estariam a instalação de três rampas de escape, 34 baias para caminhões e a instalação de uma nova ponte sobre o Rio Guacá. O pórtico construído ficaria localizado na cidade de Bertioga, próximo à transferência para a rodovia Rio-Santos.

 
O DER declarou que não planeja a construção de uma via que poderá substituir a Mogi-Bertioga, pois as condições climáticas e geológicas da região ofereceriam os mesmos riscos a um novo projeto. Porém, assegurou que anualmente é feito um investimento de quase R$ 2 milhões para a manutenção e conservação das estradas do trecho.

 
De acordo com a apresentação feita durante a audiência pública, em São Paulo, que contou com a participação de prefeitos do Alto Tietê, como Caio Cunha, de Mogi das Cruzes, que também é presidente do Consórcio de Municípios do Alto Tietê (Condemat), representantes de entidades de Mogi das  Cruzes e do Movimento Pedágio Não, a cobrança do pedágio será realizada em modelo free-flow, sistema automático sem cancelas, e no trecho da Mogi-Bertioga terá o valor de R$ 6,12.

Obras de recuperação 

As obras de recuperação dos trechos da rodovia, que começaram em fevereiro após um dos maiores períodos de interdição, continuam. O DER afirmou que segue com o cronograma que prevê a finalização até o fim deste mês. Na altura do km 82, trecho em que o asfalto cedeu como consequência das chuvas da época, as equipes encarregadas já realizaram os serviços de pavimentação, concretagem das vigas e a armação do novo muro de contenção. 

O muro já existente no trecho da rodovia que está sob manutenção também recebeu reforço com a instalação de cabos de aço no concreto, para a estabilização da encosta ao longo da via; o investimento para essas obras foi de mais de R$ 10 milhões. O departamento assegurou que o monitoramento da rodovia realiza inspeções 24 horas, inclusive durante finais de semana e feriados, para garantir a segurança dos usuários.

*Texto supervisionado pelo editor