Os poços que seguem abertos na avenida Major Pinheiro Froes, no trecho entre Poá e Suzano, serão fechados ainda este mês, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). Segundo a autarquia, a obra para instalação de tubulação de esgoto, que se arrasta há mais de uma década na via, foi finalmente concluída.
Os grandes buracos abertos nos dois sentidos da avenida sempre renderam muitos transtornos para os motoristas e pedestres que transitam pelo local, além de prejuízos para os comerciantes do trecho. Os poços ocupavam parte das faixas, estrangulando o trânsito em alguns pontos e causando muito congestionamento, especialmente nos horários de pico.
Segundo a Sabesp, “o acabamento e fechamento dos poços faltantes se darão em agosto”. A companhia explica que a “estrutura feita no local são tubulações de grande porte que servem para transportar o esgoto da região à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Suzano”.
O investimento é de R$ 50 milhões e beneficiará cerca de 140 mil habitantes de Suzano, em especial dos bairros Jaguari, Jardim Europa, Mandi, Vila Maria de Maggi, Cidade Boa Vista e Jardim São José.
Histórico
As obras começaram em 2011 e, em 2017, após muitas reclamações e atrasos, os trabalhos foram suspensos por rompimento de contrato com a empresa terceirizada. Na ocasião os buracos foram fechados sem a conclusão do projeto.
Em 2019, a Sabesp retomou os trabalhos com a reabertura de cinco poços na via. Dois deles foram fechados pouco tempo depois, a partir de uma cobrança mais incisiva por parte da administração municipal.
No final do ano passado, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) esteve na sede da empresa estadual, em São Paulo, para discutir o fechamento dos demais buracos. “Precisamos colocar um ponto final nessa história. A Sabesp me passou que, ainda no primeiro semestre de 2023, vão finalizar as intervenções, fechar os poços e recapear a via, nas duas mãos, em mais de três quilômetros, do limite com a cidade de Poá até o viaduto Ryu Mizuno”, detalhou Ashiuchi, na ocasião.