Uma manifestação nesta terça-feira (8), em São Paulo, marcou o início da greve em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. Por volta das 14 horas, manifestantes saíram do campus da Fatec, ao lado do Metrô Tiradentes na capital, com destino à Superintendência do Centro Paula Souza, na estação Luz. 

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), a greve por tempo indeterminado tem entre as reivindicações reajuste salarial, revisão do Plano de Carreira, pagamento do Bônus Resultado de 2022 e a defesa das escolas do Centro Paula Souza. No mapeamento criado no site de entidade, profissionais de unidades nas cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes aderiram à greve, mesmo que de forma parcial.

O professor Felipe Roberto, da Etec de Suzano, relatou que a manifestação em São Paulo foi pacífica, e uma comissão composta por professores e funcionários das instituições foi recebida pela Superintendência do Centro Paula Souza.

*Texto supervisionado pelo editor.