Passados pouco mais de quatro meses após as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte e deixaram 65 pessoas mortas, as obras para recuperação da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), bastante danificada na época, estão 60% concluídas, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Segundo o órgão, os trabalhos no local seguem dentre do cronograma, que prevê conclusão dos reparos até o final de agosto. Na altura do Km 82 estão sendo executados os serviços de concretagem das vigas e a armação do novo muro de contenção. "A estrutura existente também recebe reforço com a implantação de cortina atirantada (cabos de aço aparafusados ao concreto para estabilização da encosta). Cabe lembrar ainda que as obras em andamento começaram no dia 20 de fevereiro, com previsão de término em seis meses, estimativa que segue sem alteração", acrescentou o DER, em nota.
O motorista que utiliza a via no momento encontra uma faixa liberada para descida (no sentido Mogi das Cruzes-Bertioga) e outra para subida (sentido Bertioga-Mogi das Cruzes). Encontra-se interditada somente a faixa adicional de subida da serra. Em função do movimento menor de veículos nos meses mais frios do ano, a interdição não tem causado grandes transtornos para quem trafega pela via.


Histórico
Após o forte temporal que causou enchentes em Bertioga, Guarujá São Sebastião, além de deslizamentos de terra, a rodovia Mogi-Bertioga foi totalmente bloqueada no dia 19 de fevereiro, quando o asfalto cedeu na altura do km 82, no trecho de Biritiba-Mirim, e uma cratera se abriu. Além disso, também houve queda de barreira nos km 90 e 91 e erosão no km 87.
Cerca de 15 dias depois, os trechos foram liberados após obras emergenciais nos pontos mais críticos e uma visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao local.
Já as obras totais do projeto, que englobam, entre outros pontos, novo sistema de drenagem e construção do muro de arrimo, devem ser totalmente concluídas em até 180 dias, com investimentos de R$ 9,4 milhões.