O Dia Mundial da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado hoje, contará com programação especial de homenagens em Mogi das Cruzes. A partir de hoje, no Hall da Prefeitura, a população poderá conferir uma exposição itinerante onde serão apresentadas fotos e a história de 17 mulheres negras que realizam um importante trabalho social junto à pauta negra. Também está prevista a realização de uma sessão solene para entrega de placa para as homenageadas em agosto e uma roda de conversa amanhã, no Parque Centenário, sobre os desafios femininos em busca da igualdade de direitos.
“Essa é a primeira vez que Mogi terá eventos em comemoração a essa data, que já é festejada em outras cidades da região, como Ferraz de Vasconcelos e Poá. Já temos um avanço nesse sentido com os eventos que estão programados e com isso pretendemos alcançar ainda mais pessoas e valorizar o trabalho dessas mulheres negras envolvidas em importantes pautas sociais”, explicou a coordenadora Diocesana da pastoral Afro-brasileira e membro do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Mogi (COMPIR), Cleonice Maria Joaquim.
Além da exposição, que percorrerá outros pontos da cidade até o final de agosto (confira no quadro), também será realizada uma sessão solene na Câmara de Mogi no dia 25 de agosto para encarrar as comemorações pela data. No evento, que será aberto ao público, os vereadores farão a entrega de uma placa para cada homenageada.
Está prevista ainda a realização de uma roda de conversa nesta quarta-feira (26/07), no Parque Centenário. “Estamos organizando essa ação conjunta entre COMMULHER (Conselho Municipal da Mulher) e o COMPIR para que as mulheres possam contar suas experiências e desafios e assim possamos buscar políticas públicas e também ações eficazes em defesa e empoderamento das mulheres pretas”, acrescentou a vice-presidente do COMPIR, Jannes Rodrigues.
Quadro
Confira os locais e datas da Exposição Mulher Mogi das Cruzes:
Data Local
25 a 1 de agosto Hall da Prefeitura
2 a 10 de agosto Terminal Central
11 a 20 de agosto Patteo Urupema Shopping
21 a 25 Câmara de Mogi
Grupo luta por representatividade política
Além da igualdade de direitos, o Conselho Municipal de Igualdade Racial de Mogi das Cruzes (COMPIR) luta para fortalecer o movimento de mulheres pretas com o objetivo de vê-las representadas na política da cidade.
“É importante que elas tenham uma inspiração e também uma representação na política, especialmente na Câmara. Nós já vemos mulheres pretas na Assembleia Legislativa do Estado e agora precisamos lutar por esse avanço também em Mogi”, explicou a coordenadora Diocesana da pastoral Afro-brasileira e membro do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Mogi (COMPIR), Cleonice Maria Joaquim.
Segundo ela, é preciso alcançar novos espaços, seja no mercado de trabalho ou no processo político municipal. “Nós queremos mostrar que elas têm força, que podem chegar onde quiserem e que estão preparadas para alcançar mais esse espaço tão importante na sociedade”, acrescentou.
Saúde
Outra luta do conselho é o reforço das políticas públicas voltadas ao atendimento dos afrodescendentes na área da saúde, especialmente no tratamento da anemia falciforme, que é uma doença que atinge mais negros e, principalmente, mulheres.