O Alto Tietê contará com um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) para reforçar a atuação da Polícia Militar. O novo serviço foi anunciado ontem pelo secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derrite, que esteve em Mogi das Cruzes para participar de uma audiência pública na Câmara. Segundo ele, a cidade onde será instalada que atenderá toda a região ainda será definida.

Além do espaço, a abertura do Baep depende no momento da formação de novos policiais. "O que existe de concreto é que nós vamos inaugurar esse batalhão. Isso é uma certeza. Já temos previsão orçamentária e autorização do governador (Tarcísio de Freitas). Nós temos 105 policiais formados agora, outros 878 que se formarão em fevereiro de 2024 e o concurso aberto agora com 2,7 mil vagas. Quando eles se formaram teremos o efetivo suficiente para dar o 'start' na instalação o Baep",explicou.

Derrite reforçou ainda que a PM já tem o estudo que contempla o batalhão na região, mas a localização dele dependerá de algumas tratativas. "Além do critério político que existe, nós vamos estabelecer o critério técnico. Vamos ouvir a Polícia Militar para que a gente posicione ele em um ponto estratégico. O Baep é um batalhão de apoio para os batalhões territoriais e precisa ficar fácil o deslocamento para todos os municípios", pontuou.

Mogi

Ainda no evento, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que foi responsável por trazer o secretário para o munícipio, colocou a disposição uma área pública de Mogi, em Jundiapeba,  para receber o Baep. "Esta área que era da Polícia Rodoviária é imensa. Nós conseguimos trazer ela para a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a destinação desta área é um Centro de Operações de Segurança Pública. Eu acabei de conversar com o prefeito Caio Cunha e a área está disponível, esperando de braços abertos e coração estendido o nosso Baep".

Presença

Além do deputado federal, também estiveram presentes na audiência, que foi presidida pelo vereador Marcos Furlan (PSD), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado (PL), o também deputado estadual Marcos Damásio (PL), os prefeitos de Mogi, Caio Cunha (Podemos); de Guararema, José Luiz Eroles Freire (PL); de Santa Isabel, Carlos Augusto Chinchilla Alfonzo; de Arujá, Luis Antônio de Camargo (PSD), além de vereadores de Mogi e secretários municipais da região.

A reunião contou com a presença ainda de representantes da Polícia Militar, entre eles o coronel Rodrigo Quintino, responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM-12); e o tenente-coronel Joel Chen, que assumiu o 17º BPM/M, que atende Mogi, Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim.