Os vereadores de Mogi defenderam a regionalização do sistema de regulação de leitos, que atualmente é feito pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). A moção de apelo ao Governo do Estado foi aprovada durante a sessão realizada ontem (13), quando a Câmara também cobrou  a reabertura da Diretoria Regional da Saúde na cidade.

O documento, assinado por vários parlamentares, destaca a demora enfrentada por muitos pacientes da região para conseguir uma vaga de internação, sendo que muitas vezes os mesmo são encaminhados para cidades distantes do Alto Tietê. O objetivo do grupo é unir forças com os políticos da região, em especial o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado (PL), e o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), para conseguir a implantação de um CROSS regional. 

Um dos autores da moção, o vereador Edson Santos (PSD) destacou que alguns pacientes chegam a aguardar até cinco dias em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros serviços de saúde para ter uma vaga de internação. "Nós precisamos que esse processo seja mais rápido e que as vagas sejam mais próximas para facilitar a locomoção dessas pessoas e o acesso também. A região tem condições de ter sua própria regulação", avaliou.

José Luiz Furtado (PL) por sua vez enfatizou os hospitais existentes na região e outros que ainda serão entregues e que podem dar conta de receber a população regional: "Nós temos o Hospital Luiz de Pinho, o Regional de Ferraz e em breve o Regional de Suzano. Guararema terá seu hospital também que será referência para o Alto Tietê. Vamos mostrar a força da região para o Governo do Estado e contar com as nossas forças políticas também para isso".

Para José Francimário Vieira (PL), o Farofa, antes de ter um CROSS regionalizado, é preciso preparar o sistema de saúde regional com abertura de novos leitos e também a ampliação de especialidades médicas.

Outro pedido apresentado pelos vereadores é a reativação da Diretoria Regional de Saúde em Mogi, o que, segundo eles, aproximaria os municípios do serviço de saúde estadual, tornando o mesmo mais eficiente e atento as necessidades da população local.

Ambulâncias

Ainda na sessão foi aprovada uma moção de apelo a Prefeitura de Mogi apontando a necessidade de reforçar a frota de ambulâncias com a compra de novos veículos. O documento reforça a importância do atendimento rápido para salvar vidas em situações de emergência.