O material reciclado que se acumula no Centro de Triagem da Vila São Francisco, em Mogi, voltou a ser tema de debate e denúncias na sessão da Câmara de Mogi realizada ontem (20). De acordo com o vereador Iduigues Martins (PT), grande parte do volume de recicláveis existente no local está sendo levado para área de transbordo e, em seguida, encaminhado para descarte no aterro de Jambeiro, que atende a cidade.

Ainda segundo o parlamentar, a medida estaria sendo adotada porque os recicladores que trabalham no local não estariam dando de conta de fazer a triagem e o encaminhamento necessário do material. Desde o mês passado a Prefeitura de Mogi aceitou os serviços doados por uma das empresas desclassificadas no chamamento público aberto para escolha da cooperativa que fará a reciclagem do lixo coletado na cidade. De acordo com a administração municipal, em troca a organização pode comercializar todo o material reciclável (coletado e triado) que está acumulado no Centro de Triagem da Vila São Francisco.

"Eu e a vereadora Inês Paz estivemos no Centro de Triagem no dia 15 de junho e o coordenador do local nos afirmou que o material está sendo coletado pela empresa Peralta, descarregado na usina e depois recolhido novamente pela Peralta, encaminhado para transbordo e sendo aterrado em Jambeiro. Essa situação é uma vergonha, porque o valor que poderia ser revertido com essa reciclagem está sendo enterrado. Perde a cidade, perde o meio ambiente e ganha a empresa que recolhe", opinou o vereador petista, que apresentou uma indicação pedindo que a administração municipal fiscalize a situação no local.

 

Febre maculosa

Ainda na sessão, a Câmara aprovou moção de apelo ao Executivo para que seja realizada uma campanha de conscientização sobre os riscos da febre maculosa, que recentemente matou quatro pessoas em Campinas. O documento, de autoria dos vereadores Eduardo Ota (Republicanos), Fernanda Moreno (MDB) e Gustavo Siqueira (PSDB), também pede a devida capacitação dos profissionais da Saúde para o diagnóstico rápido da doença. Também foi aprovada uma moção de apelo do vereador José Francimário Vieira (PL), o Farofa, pedindo ao Estado a duplicação da Estradas das Varinhas, diante do trânsito cada vez mais intenso e perigoso no local.