As unidades da Escola Técnica (Etec) e da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de todo Estado, incluindo as localizadas no Alto Tietê, devem ter suas atividades suspensas nesta terça-feira (13) em função do dia de paralisação que está sendo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps). A categoria cobra a revisão do plano de carreira, o agendamento de negociações sobre o reajuste salarial de 53,23% e a divulgação da data de pagamento do Bônus Resultado de 2022.
Além da greve, também está sendo organizado um ato público em frente à administração do Centro Paula Souza, em São Paulo, a partir das 14 horas. Os trabalhadores se uniram para protestar por melhores condições de trabalho e contra um desmonte que estaria sendo feito nas unidades, com o fechamento de cursos, além de serem contrários também a um projeto apresentado pelo Governo do Estado que prevê o oferecimento de cursos técnicos em escolas estaduais.
"É fundamental a mobilização da categoria para lutar contra o desmonte do Centro Paula Souza. A falta de informação referente a bônus, reajuste, plano de carreira e o fechamento de cursos demonstra que o governo estadual não tem interesse no Centro Paula Souza. Foi anunciado pela Secretaria de Estado da Educação abertura de escolas técnicas estaduais. Serão 100 mil vagas sem vestibulinho, sem laboratório, ou seja, a expansão precarizada do ensino técnico e com isso as Etecs não têm mais razão de existir", pontuou a presidente da Associação dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Ateps), Sirlene Marciel.
O Sinteps informou que já cumpriu todas as obrigações legais em relação à greve. "A administração do Centro Paula Souza foi informada do movimento e suas reivindicações oficialmente, como prevê a legislação, por meio do Ofício Sinteps 18/2023, datado de 6/6/2023. Assim como faz em todos os movimentos, a entidade sindical buscará estabelecer com o Centro a reposição do trabalho e a garantia do efetivo exercício para todos/as os/as grevistas", acrescentou o sindicato, em nota.
Conforme o Mogi News/Dat apurou, na Etec de Suzano, por exemplo, a expectativa é que a paralisação seja total no dia de hoje.
Estado
O Centro Paula Souza (CPS) informou, em nota, que as atividades para esta terça-feira (13) estão programadas e a orientação é para que os profissionais das unidades realizem o acolhimento dos alunos normalmente. A instituição informa também que as reivindicações estão em análise. Um grupo técnico, que conta inclusive com representante do sindicato, trabalha na revisão do plano de carreira.