A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou, na manhã desta sexta-feira (23), a revitalização do CEIM Prof. João Gualberto Mafra Machado, em Jundiapeba, que foi certificado pelo ISO 9001 e possui capacidade para atender até 243 crianças. O evento celebrou a entrega oficial da reforma da unidade, que já estava em funcionamento desde março. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 800 mil.

Segundo o prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE), a unidade foi entregue ainda na gestão passada, mas foi vandalizada durante a pandemia de Covid-19, necessitando de reformas. "É mais um presente para a cidade e para nós é algo muito significativo, porque um espaço desse parado é um prejuízo para a própria Educação. Então hoje a gente pode celebrar", afirmou.

A estrutura conta com energia fotovoltaica (energia solar). "A ideia é que não só haja uma redução de custo, mas que a gente desperte nas crianças o cuidado com o meio ambiente, isso é muito importante. Essa é a primeira creche do Brasil a ser certificada pelo ISO 9001. Isso mostra o cuidado com as crianças e também é uma referência", destacou o prefeito.

Cunha ainda aproveitou a ocasião para atualizar o andamento das obras da "Escola Viva Jundiapeba", que segundo ele, apesar das chuvas, está 20% concluída. A expectativa é que a unidade de ensino seja entregue em dezembro deste ano, e que em fevereiro de 2024 possa receber os primeiros alunos.

"Esse modelo, na verdade, queremos espalhar para diversos pontos da cidade, então teremos o 'Viva Jundiapeba' e depois já vamos lançar o 'Viva Botujuru'. É uma escola que, para além da questão de ensino, traz um novo método de aprendizagem, com uma estrutura mais ampla com biblioteca, quadra esportiva, e também piscina, para que as crianças de periferia consigam alcançar as mesmas oportunidades de bairros mais abastados", salientou o prefeito.

Sobre o 'Viva Botujuru', Caio Cunha esclareceu que o terreno foi escolhido e está em fase de desapropriação, enquanto o projeto segue sendo elaborado para que, em breve, entre no processo de licitação.

A secretária municipal de Educação, Patrícia Helen Gomes, também falou sobre a revitalização da unidade, e destacou que, superada a pandemia, a expectativa é de não haja novos casos de vandalismo: "Houve uma questão social muito complexa, mas com a inauguração, revitalização e apropriação da comunidade ao equipamento, a gente acredita que esse fator está resolvido, pois a comunidade se apropria daquilo que é do próprio filho, então eles também passam a cuidar". A cerimônia contou a presença de vereadores e com a apresentação da Banda Escolar da EM Prof. Mario Portes.

*Texto supervisionado pelo editor