A estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral) da CPTM recebe, nesta quinta-feira (01/06), ação em referência à Campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue.
Os passageiros que estiverem circulando pela estação, nos períodos de 09h às 12h, 13h às 16h e 19h às 22h, vão ter acesso a alguns serviços de saúde, como aferições de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e medições de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação).
Além desses atendimentos, realizados em parceria com o instituto PROZ Educação, os alunos também vão dar orientação sobre a doação de sangue, como forma de estimular as pessoas a contribuírem com os bancos de sangue locais.
Campanha Junho Vermelho
Mundialmente, Junho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue porque se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14/06. O movimento mundial incentiva a doação voluntária e também alerta sobre a importância vital de manter estoques de sangue seguro para atendimentos emergências e cirurgias eletivas.
Apesar de ser fundamental para salvar vidas, a doação ainda não é uma iniciativa com adesão da maioria da sociedade. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil apenas 1,9% da população é doadora de sangue. É ideal que ao menos 3% seja doadora.
Principais pré-requisitos para ser doador voluntário de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
- Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
- Pesar mais do que 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; Não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses; Não estar grávida ou amamentando; Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses; Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
- Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);
- Não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
- Não ter tido malária;
- Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento
Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.