Em sessão de prestação de contas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc), realizada no dia 20 de junho na Assembleia Legislativa (Alesp), na capital, estudantes da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) discutiram após o deputado estadual Lucas Bove (PL) interromper e negar a fala da presidente da Upes, Luiza Martins.
Segundo Igor Henrique, representante da Upes no Alto Tietê, presente na ocasião, os estudantes não tiveram oportunidade de apresentar as demandas e uma audiência pública deve ser marcada com o secretário de Educação, Renato Feder, pela presidente da Comissão de Educação, a deputada professora Bebel (PT).
Outros deputados se solidarizaram com o movimento estudantial, mas, de acordo com Igor Henrique, Feder não se posicionou na ocasião e não respondeu às reivindicações dos estudantes. A reportagem entrou em contato com a assessoria de Lucas Bove, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
Dentre as principais demandas dos estudantes da rede estadual, o representante da região destacou a retomada do atendimento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) nos hospitais do Alto Tietê; retorno do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para atender aos Grêmios Estudantis; qualidade de trabalho para os professores; conclusão de obras paradas nas escolas e acessibilidade. O estudante citou a obra de um elevador na Escola Estadual Professor Cid Boucault, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, que, segundo ele, está parada há mais de 10 anos.
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A Secretaria de Educação afirmou em nota que a sessão tratou da abertura do concurso público para professores, os avanços no ensino-aprendizagem dos alunos e a implementação das tecnologias de material digital e de registro de presença. Embora aberto ao público, segundo regras da Alesp, a nota diz que não era permitida a participação dos preseentes com questionamentos.
A Seduc ressaltou que está aberta ao diálogo, disponibilizando agenda para encontros com os representantes da educação. (G.C.)