Os passageiros que utilizam a Linha 11-Coral, que corta a região, poderão seguir agora até a zona oeste da capital sem precisar de qualquer baldeação a partir do segundo semestre de 2024. Isso porque os trens que partem da estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, seguirão até a Estação Palmeiras-Barra Funda. A extensão da linha foi anunciada na semana passada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que inclusive já iniciou as obras necessárias para ampliação do sistema.

De acordo com a CPTM, com a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda será possível encurtar a distância do Alto Tietê à Zona Oeste. "A extensão da Linha 13-Jade para a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitou a implantação dessa estratégia pela Diretoria de Operação e Manutenção da companhia. A ampliação da linha pode diminuir a demanda na Estação Luz e fornecer aos passageiros uma alternativa de chegada às Estações Luz e Brás após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada", explicou.

A companhia explicou ainda "que as obras estão a todo vapor para a mudança, mesmo com a premissa de gerar o menor transtorno possível ao passageiro". Na Linha 11-Coral, a mais movimentada de toda a CPTM com a circulação mais de 503 mil pessoas por dia, "a atuação se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda". Ela vai garantirá a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho, que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás.

Privatização

Após sinalizar possível privatização de algumas linhas operadas pela CPTM, entre elas a 11-Coral e a 12-Safira, que cortam a região, o Governo do Estado oficializou recentemente a contratação empresa International Finance Corporation (IFC), que está responsável pela realização de estudos para avaliar a viabilidade da concessão das mesmas.

De acordo com o extrato de contrato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), serão analisadas para parcerias as linhas 11-Coral, 12-Safira, 10-Turquesa, 13-Jade e a futura Linha 14-Ônix.

"Todos os projetos enquadrados no Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) passarão por levantamentos de viabilidade econômica e de modelo de negócios. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) acredita que os estudos apresentarão a melhor modelagem para a concessão destas linhas, trazendo investimentos na malha ferroviária e na infraestrutura das estações; melhores serviços à população e redução das tarifas cobradas do usuário", explicou a pasta, em nota.