Os comerciantes da região estão otimistas em relação às vendas no Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE), a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi e Região (Sincomércio), os empresários esperam superar o desempenho do ano anterior. De acordo com as entidades, os comerciantes esperam um aumento de até 10% em comparação com a mesma data no ano passado.

O Sincomércio destaca que o Dia dos Namorados possui um forte apelo emocional e comercial, sendo a terceira data mais importante para o comércio varejista. A data, segundo a entidade, impacta cerca de 57,4% das empresas do varejo. "Dia dos Namorados, é a melhor data para alguns setores, principalmente os de floricultura e joalheria, para os outros setores, data é a terceira melhor data do comércio, perdendo só para o Dia das Mães e Natal, então as expectativas no geral são boas", relatou o presidente da entidade Valterli Martinez.

Valterli também mencionou que o Sincomércio estima um ticket médio de compra de R$ 150 para presentes. "Grande parte da população perdeu o poder aquisitivo. No Dia das Mães, a previsão do ticket médio era de R$ 400 reais e foi inferior a isso, entre R$ 200 a R$ 240 por compra, então isso também pode ocorrer no Dia dos Namorados", disse. Porém, a expectativa é positiva para o período, que inclui também as festas de época, com crescimento nas vendas de 2% a 5% em comparação com o mesmo período de 2022, especialmente nos setores de alimentação, vestuários e armarinhos.

De acordo com a ACMC, os setores de vestuário, calçados, acessórios e perfumaria devem receber muitos clientes, além das floriculturas, bares e restaurantes que tradicionalmente estão na lista de preferências dos casais. "O Dia dos Namorados tem se consolidado como um importante período para o comércio. Baseado nos resultados do Dia das Mães, estamos otimistas para a data. Neste ano, contamos, ainda, com uma significativa injeção de recursos, proveniente da antecipação do pagamento do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS, situação que deve reforçar as vendas", relatou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.

Assim como a ACMC, a ACE relata que vários setores estão se preparando para atender à demanda dos casais, com destaque para os segmentos de cosméticos, floricultura, artigos de uso pessoal, eletroeletrônicos, acessórios e moda. Em relação aos cosméticos e artigos de uso pessoal.

As entidades representantes do comércio ressaltam ainda a importância de atrair os consumidores, investindo em diferentes estratégias de vendas. "Entre as alternativas para atrair os casais, estão sorteios de viagens românticas e promoções de joias e flores", informou o presidente do Sincomércio. A ACMC (www.acmc.com.br) realiza a campanha Mundo de Prêmios, uma iniciativa para movimentar as lojas. 

*Texto supervisionado pelo editor