A Câmara de Mogi aprovou ontem (21) o projeto de decreto legislativo que ampliou de um dia para uma semana a participação dos estudantes no programa Parlamento Estudantil, promovido na Casa de Leis para apresentar o trabalho legislativo aos alunos da escolas públicas e particulares da cidade.

A proposta apresentada pela vereadora Malu Fernandes (Solidariedade) visa oferecer uma experiência ainda mais completa para os jovens, que têm a possibilidade de apresentar um projeto de lei e viver a experiência de uma sessão ordinária como vereador. "Esse é um projeto muito importante, que inclusive despertou meu interesse para a política quando eu era estudante. Eu estudei como o programa é realizado em outras cidades do Brasil, troquei experiências e vi que a experiência em Mogi é positiva, mas um pouco rasa", detalhou.

Segundo a parlamentar, alguns alunos relataram a vontade de conhecer mais a fundo o trabalho da Câmara, a tramitação dos projetos e também os debates de ideias. "Pensando nisso minha proposta é ampliar para uma semana o programa. O jovem ficará aqui durante esse período tendo uma experiência mais intensa e também aulas com os profissionais técnicos da Câmara. Nosso objetivo é despertar esses estudantes para a política e aumentar a participação deles no programa", finalizou.

Esporte

Os vereadores também aprovaram uma indicação apresentada pelo vereador Juliano Botelho (PSB) cobrando melhorias para o Centro Esportivo de Braz Cubas, entre elas iluminação do campo de futebol, reparo nos alambrados, instalação de iluminação e de grama sintética. "Nós estivemos lá e as condições estão precárias. A Secretaria de Esporte precisa fazer alguma coisa para melhorar aquele espaço, que é usado por crianças, jovens e até idosos", pontuou.

Abrigos

A Câmara votou favorável ainda ao pedido para ampliar vagas em abrigos para atender pessoas em situação de rua em Mogi. A indicação foi apresentada pelo vereador Iduigues Martins (PT). Segundo ele, dados mostram que a cidade tem 350 pessoas nessas condições e somente 228 vagas em abrigo, deixando mais de cem homens e mulheres sem opção, tendo que enfrentar os dias frios de inverno pelas ruas. 

De saída

O vereador José Luiz Furtado anunciou, já no final da sessão, sua saída do PSDB, partido pelo qual foi eleito para o cargo na Câmara. O parlamentar afirmou que o sentimento é de gratidão, lembrou seu ingresso na legenda por meio do ex-prefeito Marcus Melo, destacou que seguirá como um político livre e que agora avaliará seus próximos passos dentro da política.