O Alto Tietê fechou o mês de abril com um saldo positivo na geração de empregos de 1.348 novos funcionários, segundo aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e do Emprego, divulgado ontem (31). No total, foram 13.499 admissões e 12.151 demissões. No mês passado, Mogi das Cruzes liderou o saldo positivo, com 739 novos empregados, seguido de Suzano, com 433, e Itaquaquecetuba, com 212.

Com margem mais apertada, estão Arujá, com 55 novos postos de trabalho, Santa Isabel, com 37, e Biritiba Mirim e Poá, com 31 e 10 novas vagas, respectivamente. Por outro lado, registraram saldo negativo: Ferraz de Vasconcelos, com menos 98 vagas, Poá, com 59 e, Guararema, com 12.

Apesar disso, nenhum dos setores teve redução de funcionários, com destaque para serviços, com saldo positivo de 856 admissões, equivalente a 63,5% do total da região. Em seguida está o comércio (319), a construção (94), a indústria (49) e a agropecuária (30).

Setores e cidades

Em serviços, Mogi foi destaque, gerando 652 novos empregos em abril. Também somaram ao setor Suzano (220), Santa Isabel (22), Biritiba (19), Ferraz (13), e Salesópolis (10). As demais quatro cidades, entretanto, apresentaram saldo negativo, com a maior perda em Guararema, com 46 demissões, e em Itaquá, com 22. Arujá e Poá realizaram nove e três desligamentos, respectivamente.

No comércio, Mogi se sobressaiu, com 130 novos postos de trabalho, ao lado de Itaquá (90), e Suzano (82). Em menor escala também contribuíram Santa Isabel (12), Salesópolis (9), Poá (5), Biritiba Mirim (3) e Arujá (3). Com saldo negativo ficaram Ferraz (-13) e Guararema (-2).

No segmento de construção, Arujá obteve o maior saldo positivo com 57 novas vagas, seguida por Suzano (51), Itaquá (53), Ferraz (28), e Guararema (6). Mogi, porém, fechou 47 postos de trabalho. Poá (27), Salesópolis (12) e Santa Isabel (5) também tiveram saldo negativo.

No setor industrial, Itaquá criou 101 novas vagas, seguido de Suzano (75), Guararema (32), Arujá (8) e Salesópolis (4). Já Ferraz registrou saldo de 125 desligamentos. Também oscilaram negativamente Poá (-34), Santa Isabel (-7), Mogi (-4) e Biritiba (-1).

Na agropecuária, Santa Isabel gerou 15 novas vagas, seguida de Biritiba (9), Mogi (8) e Suzano (5). Arujá (-4), Guararema (-2) e Salesópolis (-1) tiveram saldo negativo.

*Texto supervisionado pelo editor