O Governo do Estado disponibilizou R$ 50 milhões para linha de crédito que atende mulheres empreendedoras de todo o Estado. O programa foi apresentado ontem no Alto Tietê pela secretária de Estado de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.

Por meio do Crédito Desenvolve Mulher, micro e pequenas empresas administradas por mulheres terão limite pré-aprovado de R$ 200 mil para financiamento de projetos de investimento. O objetivo é fomentar negócios administrados por mulheres.

Trata-se de linha de crédito com juros abaixo do praticado no mercado, sendo de 4% a 6% ao ano, mais a taxa Selic. O programa Desenvolve São Paulo é responsável pelo cadastro e liberação do recurso, que pode ser usada para realização de obras, reformas, compra de equipamentos, estudos e pesquisas, aquisição de veículo, entre outros fins.

"A Secretaria de Mulher é uma iniciativa pioneira adota pelo governador Tarcísio de Freitas. Nossa pasta trabalha com três pilares que são a dignidade e a saúde da mulher, o combate a todo tipo de violência e autonomia financeira e empreendedorismo feminino, onde entra esse programa. Nós queremos alcançar aquela mulher que tem o desejo de empreender, ou que tem o desejo de expandir seu negócio ou ainda aquela que precisa de um fôlego para manter sua empresa aberta", destacou Sonaira.

Segundo ela, a linha de crédito vai muito além de emprestar dinheiro, o objetivo maior é dar dignidade e oportunidade para as mulheres. "Estamos empenhados em receber vítimas de violência, dar o acolhimento necessário e tratar sua saúde mental para que ela esteja preparada para iniciar um novo momento da sua vida".

Programa

Além de oferecer crédito para que o negócio pode se concretizar, o programa também oferece o financiamento sustentável, que visa a realização de ações como a compra de painéis de captação dos raios solares para geração de energia. 

Para ser elegível a receber qualquer um dos crédito, a empresa deverá ser administrada por uma mulher. Além disso, a Desenvolve SP poderá consultar a classificação de risco da empresa.

"É avaliado cada caso, cada tipo de negócio para que se tenha a melhor taxa e o melhor prazo para cada empreendedora", destacou o consultor de negócios do Desenvolve SP, Ricardo Dalceno. "É um processo sem burocracia, que pode ser feito totalmente online pelo site do Desenvolve SP. A mulher recebe um login e a senha e toda a orientação necessária para solicitar o recurso", acrescentou a secretária estadual.