Após serem notificadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) sobre irregularidades existentes em escolas vistoriadas durante ação coordenada, as Prefeituras da região afirmaram que estão providenciado melhorias nas instituições.

Em Mogi, a Secretaria de Educação informou que o processo de contratação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) da unidade encontra-se em tramitação, assim como está em andamento o processo licitatório para implementação da modernização do sistema de monitoramento da escola. Quanto ao botão de pânico, a pasta explicou que já foi implementado o aplicativo de emergência que faz contato diretamente com a Central de Monitoramento da Guarda Municipal.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, informou que a falta de papel higiênico e sabão registrada pelo TCE no dia da vistoria já foram corrigidas, e o piso e a torneira já foram repostos. "As câmeras e as tabelas de basquete passarão por reforma", acrescentou, em nota.

Em Suzano, a Prefeitura destacou que respondeu ao Tribunal de Contas, em 16 de maio (terça-feira), que a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos providenciará os reparos necessários na Escola Municipal Luiz Romanato, na Vila Maluf, dentro de 45 dias.

Quanto ao AVCB, a Secretaria de Educação explica que já está em andamento a regularização do documento junto ao Corpo de Bombeiros, compromisso este firmado junto ao Ministério Público por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Em Arujá, a Secretaria Municipal de Educação explicou que as infiltrações nas paredes já foram solucionadas, o botão de pânico está ativo na unidade, o processo licitatório para a aquisição de câmera de monitoramento, bem como o projeto para o AVCB em todos os prédios da Educação estão em andamento. Também estão sendo providenciadas grades acima da altura padrão dos muros. (C.M.)