O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, assinou um protocolo de intenções com o Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, que é o maior emblema do Brasil fora do país, de acordo com o chefe da pasta estadual Roberto de Lucena.
Segundo ele, a ideia é unir forças na promoção os caminhos religiosos do Estado, especialmente a Rota da Luz, que corta as cidades do Alto Tietê.
Para isso, por meio da secretaria, será promovido um programa para implementação de melhorias no trajeto até a cidade de Aparecida do Norte. "Vamos melhorar o apoio aos peregrinos, colocando wi-fi em alguns pontos da estrada, botão do pânico, reforço na segurança, entre outras ações. Nossa meta é fazer a promoção dessa rota como um produto internacional em Parceria com o Cristo, principalmente em Portugal. Nós trazemos o Cristo para o caminho e levamos o caminho para o Cristo", finalizou.
A rota liga Mogi das Cruzes a Aparecida e atrai em média 3 mil peregrinos este ano, de acordo com a Associação dos Amigos da Rota da Luz. O percurso oferece ao peregrino uma vivência genuína da fé e dos costumes locais, uma vez que percorre nove municípios do Alto Tietê e Vale do Paraíba, estimulando a produção local, a gastronomia caipira e hospedagens da região.