Guararema - A Escola da Natureza Francisca Lerario, no bairro Feital, em Guararema, volta a receber alunos da Rede Municipal de Ensino para visitas guiadas. Por lá, as crianças do maternal I ao 5º ano têm a oportunidade de aprender sobre os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) no Espaço Visão do Paraíso; colher verduras fresquinhas na Horta do Seu Antonio; preparar um nutritivo lanchinho no 'Espaço Comer Bem... que mal tem?'; e muito mais.

Retomadas no início de abril, as atividades fazem parte do Programa Colhendo Saberes, que levará mais de 3.600 estudantes para aulas-passeio na Escola da Natureza, ambiente aberto que proporciona contato com o meio ambiente e momentos "mão na massa".

Exemplo deste tipo de ação é um lanchinho saudável, preparado com verduras e legumes colhidos na horta, como suco de maracujá e couve, patê de cenoura e patê de beterraba, preparados com o auxílio da equipe da Escola da Natureza, que desde 2019 oferece espaço de visitação e aprendizagem com base em quatro pilares: arte, educação, ludicidade e meio ambiente.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, o contato com pomar, horta, canteiro culinário-medicinal, jardim e instalações inusitadas com reaproveitamento de materiais diversos constituem significativas vivências e "colheita de saberes".

"São singelas experiências que ficam gravadas no coração dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Acreditamos e defendemos que o ensino de qualidade pode e deve acontecer em um espaço com ou sem paredes, onde o foco é a aprendizagem dos alunos. É o verdadeiro aprender brincando", define a gestora.