Os cristãos celebram, entre os dias 2 e 9, a Semana Santa, que contempla a narrativa da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, celebrado no domingo de Páscoa (9). Segundo o padre Michel dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes, essa é uma semana "maior", em que se pode "degustar, viver e fazer memória dos gestos de Jesus".
Santos explicou que o momento mais importante começa hoje (6), com as revelações do Tríduo Pascal, com missa às 19h30 na Paróquia, localizada no Largo do Socorro, s/nº, Jardim Armênia, próximo ao Mogi Shopping. "Se inicia na tarde desta Quinta-Feira Santa e se encerra no sábado à noite com a Vigília Pascal. Na quinta, Jesus institui a eucaristia na ceia com seus apóstolos, e nos dá o mandamento do amor: 'Amai-vos uns aos outros como eu vos amei', e prolonga a eucaristia com o gesto dos Lava-Pés", contou.
Na Sexta-Feira Santa (7), às 10 horas, será realizada a Via-Sacra, que, segundo o padre, "é o momento de percorrer os passos de Jesus, e a meditação de seus últimos momentos até sua crucificação". Já, às 15 horas, ocorre a missa da Paixão de Cristo e, às 19 horas, a imagem de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Morto percorrerá com os fiéis as ruas do bairro.
"No sábado (8) é a grande celebração da Vigília Pascal, às 19 horas, quando comemoramos a vitória do Senhor sobre o pecado, sobre a Morte. E no domingo festivo (9), de Páscoa, fazemos missas às 9, 11 e 18 horas", resumiu o padre.
Segundo ele, o domingo é o momento mais importante para os fiéis e a maior festividade da Igreja. "A importância de celebrar a Páscoa, em um tempo de tantas dificuldades, tantas realidades de morte, mostra que a morte não tem a última palavra. O Senhor está conosco e assumiu as dificuldades da humanidade, para que pudesse, com ele, ressuscitar. Então essa mensagem, é uma mensagem de esperança, de caminhar com ele com vida nova e plena", concluiu.
Fiéis
Neste ano, a Paróquia do Socorro está recebendo inúmeros fiéis, segundo o padre, devido à ampliação da programação, que se iniciou desde o Domingo de Ramos, que abriu a Semana Santa no dia 2 de abril. Também foram celebradas as missas de Penitência - na segunda-feira (3), terça-feira (4) e a última ontem (5), todas às 5h30; além das demais cerimônias realizadas às 19h30 de cada dia. Mais informações pelo telefone 4799-1565.
*Texto supervisionado pelo editor.