Realizado no último final de semana, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), o desafio internacional de Robótica "RSM Challenge" reuniu cerca de 6 mil pessoas que acompanharam as 20 categorias do campeonato. Rafael Mattos, realizador do evento, comemorou o balanço do campeonato, e o classificou como um dos “maiores do Brasil”, visto que no ano passado, a maior celebração de robótica contou com 820 participantes e, neste ano, o RSM Challenge bateu 760. Ele ainda elogiou toda a infraestrutura cedida pela Prefeitura. “O espaço é fantástico. No ano passado, quando fizemos no Ginásio Hugo Ramos, vimos que ele tem algumas limitações por causa da quadra de basquete. Mas o Tuta é muito grande”, disse.
Ao todo foram 56 equipes, cada uma por uma escola diferente, sendo que atuaram por Mogi o Colégio Estrutural e o RSM Robótica. Mattos ainda ressaltou a relevância de receber times de outros países, sendo que neste ano foram duas equipes do México e uma da Colômbia.
"Percebemos que trazendo pessoas de fora do país aumentamos o nível e a qualidade do nosso campeonato, porque quando se acostuma a trabalhar com as mesmas pessoas acaba se caindo no comodismo, e trazendo pessoas melhores, também melhora o nível do evento”, comentou o Mattos
Ele também se demonstrou grato aos apoiadores. “A gente acabou tendo parceria com o Centro Universitário Braz Cubas e a Prefeitura, essa última que cedeu um alojamento debaixo do ginásio, foi a coisa mais linda. Foram cem camas, a coisa mais linda do mundo. Então o desafio dos competidores era montar o robô e colocar para rodar, que a gente conseguiu gerar toda a estrutura", destacou Mattos.
Por fim, frisou a participação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), da qual a de Itaquaquecetuba conquistou o segundo lugar em uma das categorias, “dentre várias escolas e universidades. Isso é importantíssimo, eleva o nosso nível”. Além disso, “a Apae de Mogi incluiu uma matéria de robótica por causa do nosso campeonato, o que também é um ganho fantástico e motivo para continuarmos”, concluiu Mattos.
Disputado entre sexta e domingo (21 a 23), no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), no Mogilar, o Desafio de Robótica, além de competidores de outros países, contou com a participação de representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.