Uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) foi criada ontem (19), em Mogi das Cruzes, para acompanhar os trabalhos que estão sendo feito pela Prefeitura e pela polícia para combater a violência das escolas. A proposta foi apresentada pela vereadora Malu Fernandes (Solidariedade). Segundo ela, grupo deve colaborar com esse trabalho seja propondo ideias, fiscalizando as ações dos órgãos envolvidos e também dando uma resposta para a população.
"Nós temos recebido denúncias e relatos de violência nas escolas desde o ano passado, antes mesmo desses ataques, por meio da Comissão Permanente de Educação, por isso a importância de tratar esse tema agora por meio da CEV. Será um grupo criado para dialogar como o Executivo, com a polícia e assim gerar resultados em prol dos alunos, das famílias e dos educadores", pontuou.
O projeto de resolução foi aprovado por unanimidade e agora terá seus integrantes definidos e, em seguida, o início dos trabalhos.
Escola indígena
A Câmara também aprovou a indicação do vereador José Luiz Furtado (PL) e do presidente da Casa de Leis Marcos Furlan (Podemos) propondo a criação de uma escola indígena para atender as crianças de uma aldeia localizada na região da Porteira Preta. De acordo com os parlamentares, trata-se de um direito dos povos originários, que, inclusive, sofrem preconceito nas escolas tradicionais.
"Só estamos aqui pedindo, de forma legal, que seja cumprido um direito do povo indígena. É uma causa justa e que precisa ser defendida porque os povos originários devem ter acesso a saúde, educação e demais políticas públicas como todas as pessoas", destacou Furlan.
Hanseníase
Ainda na sessão, foi aprovado o projeto "Semana da Conscientização da Hanseníase", de autoria do vereador Iduigues Martins (PT). A proposta é trazer o tema para discussão por meio de uma campanha municipal.
Na ocasião também foi discutida a possibilidade de cobrar o Governo do Estado sobre a preservação do prédio e de toda estrutura do hospital Arnaldo Pezzutti, que no passado era utilizado como um sanatório pacientes com hanseníase.