Região-Os registros policiais de estupro apresentaram um aumento significativo na região de 180% em fevereiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). No total, foram registrados 42 casos de estupro em fevereiro deste ano, dos quais 28 foram cometidos contra vulneráveis, que abrange menores de 14 anos de idade, ou pessoas que sofrem de enfermidade ou deficiência mental. No mesmo mês em 2022, foram registrados 32 casos de estupro nas dez cidades do Alto Tietê, sendo 27 contra vulneráveis.

Mogi das Cruzes teve o maior número de ocorrências, com 16 casos registrados em fevereiro de 2023, sendo nove deles contra vulneráveis. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento significativo de 220%, quando foram registrados cinco casos, todos contra vulneráveis.

Guararema apresentou um aumento de 200%, com três casos registrados em fevereiro de 2023, sendo um deles contra vulneráveis, em comparação com mesmo período do ano anterior. Ferraz de Vasconcelos e Arujá tiveram o mesmo número de casos registrados em fevereiro de 2023 e 2022, sendo três e um caso, respectivamente, todos contra vulneráveis. 

Queda

A cidade com mais notificações foi Itaquaquecetuba, apesar de apresentar queda no número de crimes. Foram registradas 11 ocorrências em fevereiro de 2023, sendo nove contra vulneráveis. A queda percentual, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi de 8,3%, quando houve 12 estupros, 9 deles contra vulneráveis. Suzano também apresentou uma redução de 20% no número de registros de estupro de vulnerável. Em 2022, o município registrou cinco casos, enquanto em 2023 foram quatro casos. Em relação aos casos de estupro em geral, a cidade não registrou nenhum caso em fevereiro de 2022, mas houve uma ocorrência neste ano.

Outras quatro cidades da região apresentaram queda no número de casos de estupro. Em Poá, a queda foi de 50%, com dois casos registrados em fevereiro de 2023, sendo um contra vulnerável, em comparação com quatro casos registrados em fevereiro de 2022. Biritiba Mirim também teve uma redução de 66,6%, com apenas um caso registrado em fevereiro de 2023, em comparação com três casos no mesmo período do ano anterior.

Santa Isabel e Salesópolis não registraram nenhum caso de estupro em fevereiro de 2023 ou no ano anterior.

*Texto supervisionado pelo editor.