Instituto há 15 anos no Brasil, o Dia Mundial da Voz, celebrado hoje, dia 16 de abril, é uma data voltada para a conscientização sobre os cuidados com a voz. Muitas das vezes medidas básicas para manter a saúde vocal acabam sendo esquecidas, como se hidratar, evitar falar alto e combater hábitos nocivos, como ingerir bebida alcoólica e fumar, como recomenda o Ministério da Saúde.

Além das atribuições comunicacionais, a voz é também um instrumento profissional que proporciona momentos de bem-estar, como acontece com a música. Para o cantor e compositor de Mogi das Cruzes, Breno Pereira, o Brenô, cuidar desse bem intrínseco é fundamental.

"Há duas coisas que são prioridades para o cantor: beber bastante água e dormir bem, no mínimo 8 horas. A partir disso há outros cuidados, como atividade física, que muita gente acha que não, mas interfere, porque trabalha a respiração, o condicionamento físico e o fôlego. Estar com todo o corpo saudável impacta no desempenho", destacou.

O artista ainda pontuou curiosidades sobre o que fazer ou não antes de shows: "Tomar coisas geladas eu sinto que comprimem as cordas vocais, o que dificulta atingir as notas mais agudas. O que eu faço antes é inalação com soro fisiológico para hidratar, e um aquecimento vocal do grave ao agudo, que variam entre diversos exercícios", disse.

Brenô explicou ainda que é possível preparar a voz para se adequar a cada repertório musical, a partir de exercícios específicos para fortalecer determinadas musculaturas que serão exigidas pelas canções. "Já no caso do meu processo de criação ele vem mais no sentido de imaginar uma letra e, na melodia, já vem o tom da voz que vou encaixar. Mas também é possível criar uma música a partir de uma voz específica", salientou. Confira o trabalho do cantor pelo link https://curt.link/U7qSXl.

Acompanhamento

A fonoaudióloga Tatiana Franco, por sua vez, destacou a importância de um acompanhamento com especialistas e relembrou a função da respiração e outras nuances mais específicas para cantores. "A respiração será combustível para a voz, pois é a respiração que permite que o cantor mantenha a voz estável e a boa coordenação entre o canto e a respiração. Além disso, uma postura adequada permite a voz sair mais naturalmente, com mais força e projeção", disse.

Para uma melhor dicção, a especialista também recomenda um cuidado maior. "É muito importante que a dicção seja precisa para que o outro compreenda a mensagem com clareza. Para melhorar essa habilidade, é primeiramente se observar e pensar na comunicação, abrindo bem a boca e articulando os sons da fala", concluiu Tatiana.

*Texto supervisionado pelo editor.