Autoridades da Segurança Pública de Mogi das Cruzes realizaram uma reunião, na manhã de terça-feira (11), no Comando de Policiamento da Área Metropolitana Doze (CPAM-12), para debater soluções sobre os furtos na região central da cidade. Na ocasião, foram discutidas medidas de intensificação do policiamento no período noturno, além da implementação do Centro de Operações Integradas (COI), que deve entrar em funcionamento em setembro.

Em entrevista ao Grupo Mogi News/Dat, o comandante do CPAM-12, coronel Rodrigo Quintino, esclareceu que este primeiro encontro, que também contou com a participação do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), foi fundamental para que ele pudesse entender as demandas da cidade e dos comerciantes em relação aos casos de furto.

Uma das discussões levantadas durante a reunião, segundo o coronel, foi a necessidade de tornar mais efetiva a ação policial sem aumentar os gastos públicos. Assim, uma das alternativas apontadas, que será o novo foco, é potencializar as ações de inteligência da PM, evitando, inclusive, uma sobrecarga das patrulhas. Outra demanda analisada pelo coronel diz respeito ao processo punitivo. “Algo que verificamos foi que muitos desses infratores são capturados e presos. Entretanto, eles acabam saindo da reclusão e reincidindo no crime. Então, vemos a necessidade também de conversar com o Ministério Público”, apontou.

O comandante destacou ainda que os trabalhos precisam ser realizados em conjunto, e que para isso será essencial publicitar as ações implementadas pela PM e pelo município, para que outros grupos da sociedade possam cada vez mais participar das medidas de combate a esses delitos, propondo alternativas. “Nosso objetivo é que Mogi seja um exemplo de segurança, um modelo ao nível do que é a cidade”, salientou.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Segurança informou, por meio de uma nota, manter contato permanente com as Polícias Militar e Civil e ressaltou que eles possuem a responsabilidade primária da segurança pública, para o planejamento de ações que buscam a melhoria da segurança da população em toda a cidade. A reunião no CPAM-12 foi apontada como uma das formas de dar continuidade aos planejamentos e ações em conjunto.

Dentre as medidas já tomadas, a Pasta destacou que, na semana passada, foi iniciada a substituição das câmeras de monitoramento mais antigas por modelos mais modernos, sob a coordenadoria do Departamento de Tecnologia. Neste primeiro momento, as mudanças ocorreram na região central, com a instalação de 17 novas câmeras.

Já a frota da Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu reforços no patrulhamento. "No período noturno, estão atuando mais duas viaturas na região central, sendo uma da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e outra de patrulhamento de área. Já durante o dia, a intensificação é feita com equipes das Rondas Ostensivas com Motocicleta (Romo) e viaturas de área", expôs a nota.

A Secretaria relembrou ainda que os 10 totens de segurança já estão em funcionamento. Na região central, os equipamentos estão instalados no Largo do Rosário, no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e na praça Sacadura Cabral, em frente à estação da CPTM; além do centro expandido, como a praça Norival Tavares e o Parque Botyra Camorim Gatti. As imagens capturadas são transmitidas diretamente para a Central de Monitoramento de Totens, localizado na sede da Prefeitura.

Estavam presentes na reunião de quarta-feira o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha; o comandante do CPAM-12, coronel Rodrigo Quintino; o comandante do 17º BPM/M, tenente coronel Manoel Ferreira Neto e o presidente do Sincomércio, Valterli Martinez.

*Texto supervisionado pelo editor.