Com capacidade para 11 mil atendimentos por mês, quase o dobro volume registrado no Pró-Criança atualmente, o Vagalume Saúde Infantil foi inaugurado na manhã de ontem pelo prefeito Caio Cunha (Podemos) durante evento que reuniu autoridades de toda região. Com o novo espaço, que será aberto para a população nessa segunda-feira, a cidade ganha dois leitos a mais de emergência, cinco novos pontos de inalação e mais dois leitos de observação.
O Vagalume, que está instalado na rua Manuel de Oliveira, 30, no bairro do Mogilar (antigo prédio do Pró-Mulher), além de ampliar os serviços oferecidos para o público infantil, também oferece um novo modelo de atendimento infantil, mais humanizado e acolhedor. “Mais do que uma reforma ou uma ampliação, o que nós temos aqui é um novo conceito de como atender a primeira infância, inclusive as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que aqui encontrarão consultórios preparados para receber esses pacientes, com uma luz diferenciada para não causar impacto e incômodo”, explicou o prefeito.
Cunha destacou ainda que a inauguração do novo serviço simboliza uma retomada após todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. “Nós sabemos que existe um gargalo de exames e consultas que foi deixado nesses últimos anos e o Vagalume é uma resposta a isso, é a coroação de um trabalho que estamos fazendo na saúde que busca a excelência que o mogiano merece”, completou.
A vice-prefeita Priscila Yamagami destacou que além do atendimento ambulatorial 24 horas realizado por médicos pediatras, o Vagalume também oferecerá acompanhamento psicológico diariamente, das 10 ás 22 horas: “O prédio foi todo pensado para as crianças e para os pais, que agora ficarão numa sala confortável de espera com capacidade para 100 pessoas. Esse equipamento traduz o que nós queremos trazer para a criança e para a população de Mogi”.
Os prefeitos de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), de Guararema, José Luiz Eroles Freira (PL), e o deputado estadual André do Prado (PL) acompanharam a inauguração. “Esse serviço é uma vitória para todas as cidades da região, é referência para o Alto Tietê, mas tem o mogiano como prioridade, porque não é fácil tirar um projeto como esse do papel”, pontuou o parlamentar, que dividiu o palco com diversos vereadores de Mogi e com o presidente da Câmara, Marcos Fulan (Podemos), que parabenizou o prefeito pelo trabalho e colocou a Casa de Leis à disposição para colaborar com projetos que visem o crescimento da cidade.

Maior estrutura
O Vagalume Saúde Infantil conta com seis consultórios médicos, dois a mais que o Pró-Criança, 15 pontos de inalação, sendo dez no antigo serviço; três leitos de emergência (antes era apenas um) e cerca de 100 lugares de espera em recepções lúdicas e humanizadas, salas e anexos.
De acordo com o secretário de Saúde Willian Harada, toda a equipe médica e de enfermagem é especializada em Pediatria e o atendimento será com prioridade para casos de emergência, conforme classificação de risco realizada na chegada de cada paciente. Haverá, ainda, psicólogo para acompanhamento e orientação dos casos necessários, das 10 às 22 horas.
"Essa estrutura que temos aqui é resultado de um trabalho intenso e conjunto de toda a secretaria, especialmente da secretaria adjunta, a Dra. Nenê (Rosângela Débora da Cunha), e da Gisele Menichelli, que é a enfermeira responsável técnica pelo Vagalume, destacou o chefe da pasta.
Farmácia
A unidade é dotada também de uma farmácia interna instalada para atendimento exclusivo dos pacientes em consulta no local. A estrutura atenderá à reivindicação dos pais que passavam no Pró-Criança e depois tinham que seguir para outro posto de saúde para retirada do medicamento prescrito pelo médico. "As famílias vão retirar tudo aqui, sem custo, para atender especialmente aquelas que não tem condições de comprar um medicamento para o filho", explicou.
O grande diferencial do Vagalume será o atendimento especializado e humanizado, com total acolhimento para crianças com transtorno do espectro autista e portadores de necessidades especiais. "É um equipamento inovador e único na nossa região, por isso convidamos a população para que usufrua desse espaço da melhor maneira, com muito acolhimento, carinho e dedicação", acrescentou Gisele.
Pronto Atendimento Infantil
A prefeitura destaca que até segunda-feira (06/03), o Pronto Atendimento Infantil 24 horas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, funciona como principal referência pediátrica para urgência e emergência. No entanto, Mogi conta outras opções de Pronto Atendimentos em diferentes pontos da cidade, como a UPA Rodeio, UPA Oropó, UPA Jundiapeba, PA Jardim Universo e o Pronto Socorro da Santa Casa.