Mogi - Agentes da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes apreenderam, na tarde de quinta-feira (30), um adolescente suspeito de entrar em uma escola estadual portando um canivete. O caso aconteceu na quarta-feira (29), na Escola Estadual Professora Lucinda Bastos, na região do Conjunto Santo Ângelo. De acordo com a Prefeitura, a atuação da Guarda é resultado das ações de reforço e apoio às forças policiais do município que, desde ontem (30), também foram ampliadas com rondas durante a madrugada na região central.

Neste mês, mais 28 guardas foram apresentados e já estão atuando nas ruas, além do início do funcionamento de dez totens em pontos estratégicos, que permitem contato direto com a GCM e rápida resposta às ocorrências. O secretário de Segurança, Toriel Sardinha, destaca que as medidas para melhorar a sensação de segurança em Mogi das Cruzes serão reforçadas. “Precisamos garantir que a sensação de segurança dos mogianos seja cada vez melhor, por isso trabalhamos no aumento do efetivo, na capacitação e valorização da Guarda, além de investir em tecnologia e equipamentos de monitoramento”.

Ainda sobre a apreensão do menor, o secretário de Segurança contou que se trata de um aluno da escola e que outros estudantes desconfiaram de seu comportamento e conseguiram desarmá-lo. Depois disso, o canivete foi entregue à direção e o menor fugiu do local. O adolescente foi localizado pela Ronda Escolar da Guarda Municipal, que fazia patrulhamento de rotina na região na quinta-feira. O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Estado 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou por meio de nota que tomou todas as providências imediatas para tranquilizar a comunidade escolar, garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários, sem interromper aulas. O boletim de ocorrência será registrado e autoridades de segurança pública estão no local.

De acordo com a pasta, dirigentes de ensino e autoridades policiais atuam em todas as regiões do estado para conscientizar comunidades escolares e identificar qualquer tipo de ameaça. O Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar promove estudos permanentes sobre casos de violência nas regiões escolares, além de estratégias para conter ameaças e fomentar a cultura da paz.