Mogi - As obras para construção da Praça da Juventude de Jundiapeba já foram iniciadas com o trabalho de limpeza e isolamento do terreno de 4.415 m², localizado na avenida Lourenço de Souza Franco, ao lado da base da Guarda Municipal. No momento está sendo feita a terraplanagem da área. A expectativa é que o novo espaço seja entregue para a população no segundo semestre. De acordo com Fundo Social de Solidariedade do Estado, órgão responsável pelo programa que prevê a construção de praças da Juventude nas cidades paulistas, para a obra em Mogi, iniciada em janeiro, o investimento é de R$ 3,8 milhões. 

A proposta é oferecer esporte, lazer e convivência comunitária, além de estimular o desenvolvimento de políticas de qualificação profissional e de assistência social. Para isso, o projeto prevê a construção de uma quadra de futebol society, uma quadra poliesportiva, academia ao ar Livre, parquinho infantil, pista de skate, arena ao ar livre, pista de caminhada e área de jogos.

Também será construído um edifício para a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, que oferecerá Sala de Gastronomia, Sala de Beleza e Bem-Estar, Sala de Moda e Arte, Sala de Informática, Sala de Serviços Ao Cidadão (Banco do Povo, CIC, dentre outros), duas Salas Multiuso, salas de administração e de apoio, Horta Comunitária e Canteiro da Escola de Construção Civil.

"Para minimizar o impacto no meio ambiente, a praça contará com jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva", acrescentou o órgão, em nota.

Histórico

O projeto para instalação da praça começou a ser tratado em 2021, quando Mogi foi anunciada como uma das cidades que receberia a estrutura. Na ocasião, o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explicou que o projeto executivo da Praça da Cidadania foi elaborado pelo Governo do Estado e encaminhado aos técnicos da Prefeitura de Mogi, que trabalharam na análise da proposta e na sua adequação ao terreno. "O projeto é muito bom e teremos no local um equipamento completo, que proporcionará qualificação profissional, esporte e lazer", finalizou.