Região - O reajuste nas tarifas de pedágio para os veículos de passeio das rodovias estaduais passa a vigorar hoje (16). A determinação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última quarta-feira (14). O aumento de 11,73% tem como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre os meses junho de 2021 e maio de 2022. Para os moradores do Alto Tietê, as vias mais próximas englobadas pelo aumento são o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto e o Trecho Leste do Rodoanel Governador Mário Covas.

Na rodovia Ayrton Senna, administrada pela Ecopistas, a praça de pedágio de Itaquaquecetuba, situada na altura do km 33, passou de R$ 4,20 para R$ 4,70 no sentido leste/oeste para os veículos de passeio. Já a tarifa na praça de Guararema, localizada na altura do km 58 do sentido leste/oeste, foi de R$ 4,00 para R$ 4,50. No mesmo sentido da rodovia Governador Carvalho Pinto, nos pedágios de São José dos Campos (km 92) e Caçapava (km 114), os novos preços são de R$ 4,40 e R$ 4,50, respectivamente. Nas duas praças de pedágio, o aumento foi de R$ 0,50.

Em nota, a Ecopistas comunicou que os valores arrecadados nos pedágios são utilizados para investimentos em obras de ampliação, conservação e manutenção das vias, e mantêm os serviços de apoio mecânico, médico e de guincho. Outra parcela do valor é repassado ao Estado por meio do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Já no Rodoanel, gerenciado pela SPMAR, o pedágio no Trecho Leste, que corta a região foi de R$ 2,90 para R$ 3,30. A tarifa no trecho Sul passou de R$ 3,90 para R$ 4,30.

A concessionária esclareceu que os aumentos já estavam previstos à época da licitação para ocorrerem no mês de julho, mas foram adiados pelo governo do Estado. A SPMAR ressaltou ainda que a tarifa foi a principal receita para construção do Trecho Leste, finalizado pela própria empresa, sem financiamento público, sendo esse valor restituído ao longo de 30 anos pelos pedágios. Os recursos também contemplam os serviços de atendimento 24 horas, como guincho, socorro médico com ambulâncias, incluindo UTI, além da central de monitoramento.

 

No Estado

Outras empresas que tiveram reajuste de tarifa tendo como base o IPCA foram a Autoban, Rota das Bandeiras, ViaOeste, Cart, ViaRondon, SPVias, Rodovias do Tietê e a Ecovias. As concessionárias Tebe, Intervias, Triângulo do Sol, Renovias e Colinas, tiveram aumento com vistas ao percentual de 10,72%; correspondente ao Índice Geral Preços-Mercado (IGP-M), também baseados de junho de 2021 para maio de 2022. As rodovias federais não sofreram alteração nas tarifas.

*Texto supervisionado pelo editor.