Na sessão ordinária nesta quarta-feira, 6, a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n.º 127/2025, que apela ao Governo do Estado de São Paulo para a implantação de um serviço de Reabilitação Neurocognitiva por meio do Método Perfetti no município. De autoria da vereadora Inês Paz (PSOL), o recurso terapêutico de alta complexidade exige estrutura física adequada, equipe multiprofissional qualificada e investimentos contínuos em capacitação e tecnologia.
O Método Perfetti é reconhecido internacionalmente por sua abordagem inovadora no tratamento de pacientes com lesões neurológicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismos cranianos, paralisias e outras condições que comprometem funções motoras e cognitivas.
“É muito importante que a Cidade possua um serviço especializado nessa área. Atualmente, a população local não tem acesso efetivo a esse tipo de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que compromete a qualidade de vida de centenas de pessoas que poderiam recuperar funções essenciais para sua autonomia e reintegração social".
Mogi Basquete
Os vereadores aprovaram também o Requerimento n.º 96/2025, com “Votos de Aplausos e Congratulações” às categorias de base do Mogi Basquete pelas recentes conquistas em competições nacionais e internacionais. A honraria é uma iniciativa da vereadora Priscila Yamagami Kähler (PP), e foi subscrita pela totalidade de vereadores.
O documento parlamentar destaca a participação das equipes mogianas na Copa Kénia, realizada em Eldorado, Misiones, Argentina, onde a equipe Sub-16 obteve a vitória. A categoria Sub-14 conquistou o vice-campeonato, enquanto a Sub-15 obteve o terceiro lugar. Além disso, a equipe Sub-17 alcançou o título de campeã da Copa Sul-Americana de Basquete, realizada em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, consolidando-se como o melhor time de base da América do Sul.
"Essas conquistas são resultado de muito esforço, disciplina, talento e comprometimento dos atletas e comissão técnica, além do apoio de suas famílias, da diretoria do Mogi Basquete e da gestão pública, que valoriza o esporte como instrumento de inclusão social e desenvolvimento humano", afirma Priscila.
O vereador Maurinho do Despachante (PRD) também se manifestou. “Meu filho está no meio dessa turma aí. É muito importante reconhecer esses jovens, que estão levando o nome de Mogi para o mundo afora. São atletas que se esforçam muito e têm apresentado bons resultados. Parabéns a esses garotos, que tão bem representaram a nossa Cidade”.
Marcos Furlan (Pode) foi mais um a discursar. “Parabenizo também os vereadores pela iniciativa de valorizar o Mogi Basquete. Fico muito feliz com essas conquistas. É algo muito valioso. No entanto, precisamos lembrar da lei de incentivo ao esporte. Ela tem que ser retomada já no próximo ano. Isso vai abrir ainda mais oportunidades para nossos esportistas”.
Bi Gêmeos (PSD) foi mais um a enaltecer os jogadores de basquete. “Faço coro ao vereador Furlan sobre a Lei de Incentivo. Estamos conversando com o secretário de esportes Fred Abib para retomar a legislação o mais breve possível. Também deixo meus parabéns às equipes de base do Mogi Basquete”.
Eduardo Ota (Pode) também deixou suas congratulações. “Parabéns às categorias de base, que estão fortes, brilhando mesmo. São elas que vão permitir a volta do topo da pirâmide. Desejo que, a exemplo do Gibão [Wagner Roberto de Oliveira], a gente possa ter jogadores mogianos no time de elite do nosso basquete”.
Homenagem
Destaque também para a Moção n.º 126/2025, com “Votos de Aplausos e Congratulações” ao tenente-coronel PM Marcio Cesar Carnevale, ex-comandante do 17º Grupamento de Bombeiros de Mogi, pela sua transferência para a reserva remunerada. A homenagem é de autoria do vereador Felipe Lintz (PL).
"Ao longo de sua respeitável carreira, Carnevale se destacou como um profissional exemplar, pautado pela ética, dedicação e profundo comprometimento com a segurança e o bem-estar da população. À frente do 17º Grupamento de Bombeiros, o tenente-coronel transformou a equipe em referência regional em ações de resgate, prevenção de incêndios, salvamento e defesa civil", afirmou Lintz.