Região - O Alto Tietê registrou 77 casos de meningite de acordo com os dados coletados pela reportagem do Mogi News/Dat ontem (18), com as Prefeituras de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Arujá, Santa Isabel e Guararema. Com exceção de Guararema, as demais cidades estão com a vacinação abaixo da meta do governo federal.
A Prefeitura de Mogi confirmou 29 casos de meningite de diversos tipos - o maior número da região. Em nota, declarou que está seguindo todas as determinações do Ministério da Saúde e do governo do Estado, e que as doses da vacina seguem disponíveis nas unidades de saúde.
A Prefeitura de Itaquá informou que a cobertura vacinal segue em 51%, sendo que o ideal estipulado pelo governo federal é de 95%. Entretanto, a campanha de vacinação foi prorrogada e continua vigente. No total, foram registrados 22 casos de janeiro a setembro deste ano, o que, segundo a Prefeitura, está acima do esperado.
Em Suzano, foram registrados 15 casos de meningite, e a cobertura vacinal segue em 65,5%. Já Santa Isabel, informou que desde o início do ano foram confirmados três casos, e que 46,8% do público-alvo foi vacinado.
Ferraz confirmou seis casos de meningite, e informou ter aplicado, entre agosto e setembro, 1.663 doses de vacina. Em nota, também comunicou que a procura das doses tem aumentado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Na cidade de Poá foi registrado apenas um caso de meningite. A Prefeitura informou que as vacinas contra a doença estão contempladas dentro da campanha de multivacinação.
A Prefeitura de Arujá não informou o balanço de casos de meningite, mas afirmou que a cobertura vacinal estava em 57,77% até setembro, e que as vacinas meningite C, para crianças de até um ano, e meningite ACWY, para jovens entre 11 e 14 anos, estão disponíveis em todas as UBSs da cidade.
A cidade de Guararema comunicou que a cobertura vacinal contra a doença está em 93,88% - a maior da região, e que somente um caso de meningite foi confirmado.
Em todo o Estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria da Saúde, foram registrados 3.269 casos e 310 óbitos, o que representa uma redução de mortes em 23% se comparado ao ano de 2019, pré-pandemia de Covid-19, quando ocorreram 403 óbitos. O número de casos também caiu 51%. Em 2019, foram registrados 6.699 casos. Entretanto, a cobertura vacinal está em 71,7%; ainda abaixo do ideal.
Meningite
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação causada nas meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Considerada uma doença endêmica grave e contagiosa, tem potencial de causar sequelas e até a morte. Os sintomas da meningite viral podem ser confundidos com uma gripe, já a bacteriana é mais grave e inclui febre, mal-estar, vômito e dores de cabeça e no pescoço.
*Texto supervisionado pelo editor.