Suzano - A Prefeitura de Suzano e a Guarda Mirim declararam nesta semana que estudam uma parceria inédita voltada ao cuidado da adolescência e juventude na cidade. Os órgãos se reuniram na última semana para dar início às propostas do projeto a ser executado em 2023, para aproximar os jovens às ações em saúde no município e fortalecer a relação deste público com o Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro envolveu a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da diretoria de Atenção Básica, contando com representantes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), da Rede de Atenção Materno Infantil e da Gestão da Educação e do Conhecimento em Saúde, além de gestores, educadores sociais, assistentes sociais e membros do setor psicopedagógico da Guarda Mirim.
O grupo liderado pela diretora de Gestão da Educação e do Conhecimento em Saúde, Sandra Cardoso, apresentou a estrutura da pasta e as propostas preliminares do projeto conjunto, conforme as demandas e expectativas apontadas pelo time da Guarda Mirim, que lida diariamente com centenas de adolescentes na faixa de 14 a 18 anos de idade por meio do curso de Formação Básica e do suporte aos Jovens Aprendizes.
De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Raffoul, a parceria vem da experiência e da realidade observada junto aos adolescentes. Para além da formação para o mundo do trabalho, a Guarda Mirim cumpre um papel social indispensável para a juventude. "Esta parceria vem para capacitar nossos educadores e garantir a melhor orientação aos adolescentes, aproximando esses jovens às campanhas e serviços oferecidos pela Saúde suzanense".
O prefeito Rodrigo Ashiuchi também reforçou a importância do projeto para a rede de atenção primária. "A partir dessa proximidade com os adolescentes, entendendo melhor quais são as demandas deste público, conseguiremos oferecer um serviço cada vez mais qualificado e assertivo", concluiu o chefe do Poder Executivo.