Região- Os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) são favoráveis a atuação intensiva das Guardas Civis Municipais (GCMs) no suporte às forças de segurança para prevenir e coibir as ações criminosas. Além do apoio à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá respaldo ao trabalho das GCMs, a região tem uma parceria formalizada que permite o compartilhamento de serviços das guardas entre os municípios, bem como o planejamento e execução de ações integradas com as Polícias Civil e Militar.

Sete dos 12 municípios da área de abrangência do Condemat possuem GCM - Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano - e os prefeitos têm investido cada vez mais no efetivo e estrutura, o que inclui sistemas de monitoramento por câmeras, para atuação mais intensa no combate à criminalidade dentro das cidades. Por isso, o apoio à decisão do STF será formalizado também através de um documento que será enviado ao órgão.

O presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti Costa, ressaltou que o trabalho das GCMs tem sido fundamental para a segurança dos moradores do Alto Tietê e a atuação efetiva delas tem previsão legal. As atribuições das GCMs, lembrou, estão definidas no Estatuto das Guardas Municipais da Lei Federal 13.022/2014 e elas são consideradas operadoras integrantes estratégicas do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) - Lei 13.675/2018.

"Essa decisão do STF traz tranquilidade para que as GCMs mantenham a atuação desempenhada e que tem ajudado muito as cidades, e a região, na segurança pública. No Alto Tietê existe um trabalho de parceria das GCMs com as Polícias para que a população tenha mais segurança", enfatizou Guti.