Um grupo de alunos de escolas de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, organizou um abaixo-assinado online pedindo o afastamento da dirigente regional de ensino, Estela Vanessa de Menezes Cruz. O movimento começou com a mobilização contra o fechamento de turmas da Escola Estadual Prof. Paulo Ferrari Massaro. O estudante da Escola Estadual Professor Cid Boucault, Igor Henrique Alves Martins, de 16 anos, é um dos idealizadores do abaixo-assinado.

O abaixo-assinado, que recebeu o nome de #ForaEstela, liberado no dia 18 de março, está circulando nas redes sociais com o pedido de afastamento, e até o fechamento da reportagem já havia registrado mais de mil assinaturas. O grupo de alunos acusa a dirigente de ensino de descaso e fechamento de turmas, o que levaria a lotação de salas de aula. 

O pedido dos estudantes é para que a dirigente de ensino de Mogi seja substituída. Igor afirmou que a cada dia as escolas públicas estaduais estão mais precárias. A informação sobre o fechamento das turmas, segundo ele, teria sido recebida sem aviso prévio pelos alunos da escola estadual. Igor comentou que logo após a decisão houve a superlotação de salas, e apesar da tentativa de contato com a dirigente, o grupo de alunos não foi atendido. 

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo esclareceu que o processo de seleção dos dirigentes regionais de ensino faz parte do programa Líderes Públicos, sendo a política de seleção embasada em critérios técnicos e competências profissionais, e a atuação de todos os 91 dirigentes de ensino do Estado passa por acompanhamento.  

Entenda o caso

Um grupo de estudantes realizou um protesto, na última quarta-feira, em frente a instituição de ensino. A manifestação era contra o fechamento de quatro turmas de ensino integral, decidido pela dirigente regional. Os alunos também reclamaram sobre a falta de profissionais na limpeza e na merenda da unidade. 

Leia também:
Manifestantes protestam contra fechamento de salas