Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Suzano se destacaram no ranking nacional das cem cidades mais populosas do Brasil com maior potencial empreendedor de 2020. Para o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), divulgado ontem pela Endeavor, rede global formada pelos empreendedores e empreendedoras, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Mogi ocupa o 26º lugar; Itaquá, o 56º e Suzano, o 32º.
Em todas elas, o melhor setor avaliado é o de Infraestrutura, que recebeu os melhores posicionamentos. Respectivamente, Mogi, Itaquá e Suzano estão na 9º, 13º e 12º colocação. Ainda segundo o ICE, o pior índice de Mogi é o de Inovação, ocupando o 55º lugar. Já em Itaquá, o mais baixo foi o Acesso ao Capital (96º), o mesmo pior classificado de Suzano (75º).
Além de ser a melhor colocada no ranking entre as três cidades da região, Mogi é também a mais populosa. No levantamento, a cidade está em uma localização estratégica, entre os dois maiores mercados nacionais (São Paulo e Rio de Janeiro), próxima a aeroportos e portos, servida com uma rede rodoviária e também com acesso a ferrovias. O município também possui universidades e escolas técnicas, o que atrai diversos estudantes.
"A colocação de Mogi como a 26ª cidade no ranking nacional do Índice de Cidades Empreendedoras é bastante positiva para o desenvolvimento do município e seus moradores. Para se ter uma ideia, Mogi está à frente de 18 capitais, entre elas cidades do porte de Recife, Goiânia, Palmas, Campo Grande, Fortaleza, Cuiabá, Aracajú, Salvador e Manaus", analisou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli.
Para ele, os dados apresentados vão ao encontro dos diagnósticos que nortearão as ações voltadas a potencializar a capacidade de desenvolvimento. "Um exemplo é a Inovação, em que Mogi aparece na 55ª colocação. É um compromisso do prefeito Caio Cunha (Pode) a criação de uma secretaria que tratará deste tema. A inovação também é uma prioridade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico", finalizou o secretário.
O destaque no setor de Infraestrutura de Suzano ocorreu também em 2018, quando a cidade ocupou a 67ª posição do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame. "Suzano está localizada em um espaço estratégico, com acesso rápido à capital, aos aeroportos, ao litoral e também ao Vale do Paraíba. Essa capacidade de acesso e conectividade abre portas para o investimento na cidade, desde que bem gerida", comemorou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).
Ele lembrou ainda das obras viárias executadas no município que contribuem para este cenário, entre elas, a entrega da avenida Governador Mario Covas Junior, a Marginal do Una, que forma uma ligação contínua e direta à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).
Por sua vez, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Itaquá, Luciano Dávila, informou que "a cidade que possui um potencial muito grande por sua localização. A secretaria já está em tratativas com empresários para estreitar os laços com todos, independente do ramo, para saber quais são as necessidades e oferecer estrutura para que possa crescer e por consequência trazer empregos e outros benefícios para o município". outras cidades da região não são citadas no estudo.