A realização de exames como ultrassonografia, ressonância e tomografia, foi retomada na semana passada em Mogi das Cruzes. Devido à pandemia de Covid-19, a quantidade de pacientes foi reduzida. Como antecipado pelo Grupo Mogi News no começo de agosto, outros exames também voltaram a ser feitos: mamografia, colonoscopia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, cintilografia e a punção aspirativa por agulha fina (Paaf).
A retomada dos exames havia sido antecipada pelo secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, há um mês e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã de ontem. Os exames estão sendo realizados em unidades como o Pró-Mulher, Santa Casa, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Posto de Saúde Vila Suissa e Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação (Unica Fisio), além de unidades estaduais de Saúde, como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Hospital Luzia de Pinho Melo.
O agendamento voltou a ser feito no meio do mês de agosto, porém, apenas o setor eletivo de ortopedia continua sem realizar atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde estima que os agendamentos do setor recomecem na segunda quinzena de setembro.
Assim como as cirurgias eletivas, atendimentos odontológicos, consultas e outros procedimentos sem urgência, os exames estavam suspensos desde 23 de março devido ao avanço do coronavírus na cidade. A estabilidade dos indicadores de Covid-19 possibilitou que alguns procedimentos fossem retomados. Nos postos de saúde, os horários são espaçados entre as consultas para evitar aglomeração, além dos demais cuidados necessários.
Cirurgias
Enquanto os exames são retomados em número reduzido, as cirurgias eletivas seguem sem data para retorno. Isso porque desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, onde boa parte das cirurgias eram realizadas, foi designado exclusivamente para o tratamento da Covid-19, conforme decisão do Comitê Gestor do Coronavírus da cidade.
Alguns procedimentos que eram realizados no Hospital Municipal, como as cirurgias de vesícula, foram absorvidos pelo Hospital Sepaco, no Alto do Ipiranga, entretanto, segundo a pasta, alguns pacientes ainda não conseguiram vaga para realizar a cirurgia.
Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde disse que não há data para o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Municipal.