Os estoques do Banco de Sangue de Mogi das Cruzes necessita de mais bolsas dos tipos O positivo e O negativo. Com a chegada da pandemia, o número de doações caiu. A Santa Casa de Misericórdia de Mogi, onde está instalada a unidade, não divulgou a porcentagem de redução das doações durante a pandemia pelo Covid-19, no entanto, afirmou que o número foi bastante significativo.
O Banco de Sangue do hospital atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas, ou até atingir o número limite de doações. Quando isso ocorre o cadastro é encerrado. Como uma das formas de incentivar as doações, a Santa Casa realiza divulgações periódicas em plataformas digitais.
"Doar sangue é um gesto de carinho e amor ao próximo. Com apenas uma doação, é possível ajudar até quatro pessoas. Ele é utilizado em cirurgias e tratamentos, dos simples aos mais graves. Se você doa sangue, está doando vida", afirmou a Santa Casa na campanha pró-doação.
Para doar, é necessário cumprir requisitos, como ter idade entre 18 e 69 anos, pesar a partir de 57 quilos, não estar grávida ou em período de um ano após parto, não estar menstruada, não ter apresentado gripe ou febre nos últimos 15 dias e não ter tido hepatite, sífilis, malária ou doença de Chagas. Saiba mais no site: https://santacasamc.com.br/servicos/banco-de-sangue/.